Atrébates - Estado da Bélgica, que ocupava a região chamada depois Artois (parte dos actuais departamentos do Soma e do Pas-de-Calais), tendo por capital Nemetoceno. li, 4, 16, 23; IV, 21; V, 46; VII, 75; VIII, 7, 47.
Átrio (O.) - Quinto Átrio, oficial encarregado dos comandos da .esquadra romana na Grã-Bretanha durante uma ausência de César. V, 9, 10.
Atuatuco - Atuatuco, praça forte do Estado dos Eburões, que não se deve confundir com o oppidum dos Atuatucos. Estava situada sem dúvida na colina de Berg, um pouco a noroeste da actual cidade de Tongres, no Limburgo belga. Foi nas proximidades desta praça que Sabino e Cota foram atraídos a uma emboscada e massacrados com a maior parte do seu exército (54); e foi ali que, no ano seguinte, Quinto Cícero a quem César confiara a guarda das bagagens do exército, foi atacado pelos Sicambros. VI, 32, 35.
Atuatucos - Estado da Bélgica, cujos habitantes de origem germânica, descendiam de um destacamento de Cimbros e de Teutões deixado de guarda às bagagens. Estendia-se pelas margens do Mosa e do Sábis, nas actuais províncias de Liege e de Namur. O seu oppidum, Atuatucorum oppidum é colocada mesmo em Namur por Napoleão III, e por Goelzer no monte Falhize. perto de Huy. II, 4, 16, 29, 31; V, 27, 38, 39, 56; VI, 2, 33.
Aulercos - Importante Estado da Gália Céltica, que ocupava mais ou menos a Normandia actual e se subdividia em três tribos:
1ª. Os Aulerci Diablintes, que ocupavam a bacia de Mayenne;
2ª. Os Aulerci Cenomani, que ocupavam, no sudeste dos Diablintes. O actual departamento do Sarthe;
3ª.