A Guerra das Gálias - Cap. 8: LIVRO VI Pág. 164 / 307

Os centuriões, de que alguns tinham merecido pelo seu valor ser tirados das coortes inferiores das outras legiões para serem elevados às primeiras coortes desta, não querendo perder a glória guerreira que tinham adquirido preferiram morrer combatendo com extrema bravura. Uma parte dos soldados, aproveitando a valentia dos seus chefes que afastara um pouco os inimigos, chegou sem perda ao acampamento; a outra foi envolvida pelos Bárbaros e pereceu.

XLI - Os Germanos, desesperando de conquistar o campo, porque viam que os nossos estavam agora postados nos entrincheiramentos, retiraram para além do Reno com o saque que tinham depositado nos bosques. Tal era ainda o terror, mesmo depois da partida dos inimigos que, nessa noite, Caio Voluseno enviado com a sua cavalaria e chegado ao campo, não pode fazer com que acreditassem que César se aproximava com o exército intacto. O terror dominara tão bem todos os espíritos que meio desvairados os soldados pensavam que todas as tropas tinham sido exterminadas, que apenas a cavalaria escapara pela fuga, e que, se o exército estivesse intacto, os Germanos não teriam atacado o campo. A chegada de César dissipou este terror.

XLII - No seu regresso, este, que não ignorava os acasos da guerra, lamentou apenas, que tivessem tirado às coortes o seu posto e a sua guarda, quando não se deve dar lugar ao menor imprevisto (127); considerou aliás que a fortuna tivera grande quinhão com a chegada súbita dos inimigos, e um maior ainda por ter afastado os Bárbaros do próprio entrincheiramento e das portas do campo. Mas o que lhe parecia mais surpreendente em todo o caso, era, que tendo os Germanos transposto o Reno com a intenção de devastar o país de Ambiorix, tivessem sido conduzidos para o campo dos Romanos e tivessem prestado assim o Ambiorix o mais desejável dos serviços.





Os capítulos deste livro