Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 2: O DIAMANTE DO TAMANHO DO RITZ

Página 100
Havia agora no ar uma agitação que não era de origem humana e o orvalho era frio; sabia que a madrugada depressa despontaria. John esperou até os passos estarem a uma distância segura, lá em cima, na montanha, e não se ouvirem. Depois seguiu-os. A cerca de meio caminho do cume íngreme, as árvores eram mais raras e uma firme saliência da rocha estendia-se por cima do diamante, lá em baixo. Antes de chegar a este ponto atrasou o passo, prevenido por sentido animal de que havia vida mesmo à sua frente. Chegado a um pedregulho arredondado, levantou aos poucos a cabeça por sobre a borda. A sua curiosidade foi recompensada. Eis o que viu:

Braddock Washington estava de pé, imóvel, recortado contra o céu cinzento, sem som nem sinal de vida. A medida que a madrugada se erguia vinda de leste, emprestando à terra uma cor verde fria, reduzia a figura solitária a um insignificante contraste com o novo dia.

Enquanto John observava, o seu anfitrião ficou por momentos absorvido em qualquer contemplação inescrutável; depois, fez um sinal aos dois negros acocorados a seus pés, para levantarem o fardo pousado entre eles. Quando lutavam por se levantar, o primeiro raio de sol amarelo incidiu sob inúmeros prismas num enorme diamante estranham ente cinzelado, provocando uma radiação branca que refulgia ao ar: como um pedaço da estrela da manhã. Os carregadores vacilaram por um momento sob o peso, e logo os seus músculos salientes se retesaram e endureceram novamente imóveis na sua impotência provocadora perante os céus.

Pouco depois o homem branco ergueu a cabeça e vagarosamente levantou os braços num gesto, com? se quisesse chamar a atenção de uma grande multidão. Mas não havia multidão; apenas o imenso silêncio da montanha e do céu, quebrado pelas vozinhas dos pássaros lá em baixo entre as árvores.

<< Página Anterior

pág. 100 (Capítulo 2)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Década Perdida
Páginas: 182
Página atual: 100

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
O PRIMEIRO DE MAIO 1
O DIAMANTE DO TAMANHO DO RITZ 60
O MENINO RICO 108
A ABSOLVIÇÃO 154
TRÊS HORAS ENTRE DOIS AVIÕES 172
A DÉCADA PERDIDA 179