A República - Cap. 6: Capítulo 6 Pág. 174 / 290

- Nenhum - respondi. - Queixo-me precisamente de não descobrir nenhuma constituição política que convenha ao temperamento filosófico: por isso o vemos alterar-se e corromper-se. Tal como uma semente exótica, confiada ao solo fora do seu país de origem, perde geralmente a força e passa, por influência desse solo, do seu tipo próprio ao tipo indígena, assim também o carácter filosófico perde a virtude e transforma-se num carácter muito diferente. Mas, se viesse a deparar com um governo cuja excelência correspondesse à sua, ver-se-ia então que é realmente divino e que tudo é humano nas outras naturezas e profissões. Depois disto, vais-me perguntar, evidentemente, qual é esse governo.

- Enganas-te: não ia fazer-te essa pergunta, antes pretendia saber se é aquele cujo plano traçámos ou outro.

- Esse mesmo - disse eu -, mais ou menos. Na verdade, já dissemos que era preciso que fosse conservado na cidade o espírito da constituição, em que te inspiraste, tu, legislador, para elaborar as leis.

- Sim, dissemos.

- Mas não desenvolvemos suficientemente esse ponto, com receio das objecções que nos foram feitas, provando-nos que a demonstração seria longa e difícil, tanto mais que o que nos falta explicar não é nada fácil.

- De que se trata?

- Do modo como a cidade deve tratar a filosofia para não perecer.

É que qualquer empresa realmente grande não se realiza sem perigo e, como se diz, as coisas belas são difíceis.

- Seja como for, acaba a tua demonstração esclarecendo esse ponto.

- Se não o conseguir - observei -, não será a má vontade, mas a impotência, que me impedirá. Faço-te juiz do meu zelo. Vê primeiramente com que audácia e desprezo do perigo afirmo que a cidade deve adoptar, relativamente a esta profissão, uma conduta oposta à sua conduta actual.

- Como?

- Hoje, os que se consagram à filosofia são jovens recentemente saídos da infância; no intervalo que os separa do tempo em que se entregarão à economia e ao comércio, abordam a sua parte mais difícil- quero dizer, a dialéctica -, em seguida abandonam este género de estudos: e são estes que se consideram filósofos perfeitos. Por conseguinte, julgam fazer muito em assistirem a debates filosóficos, quando são convidados, considerando que se trata apenas de um passatempo. A velhice aproxima-se? Com excepção de um pequeno número, o seu ardor extingue-se muito mais que o sol de Heráclito", visto que não volta a acender-se.

- E que se deve fazer? - inquiriu.





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