Eneida - Cap. 7: Os Troianos Desembarcam na Itália Pág. 138 / 235

Este resistia aos anseios do populacho como um rochedo enorme que, isolado no meio do mar, permanece firme, indiferente as ondas que estrondeiam sem cessar contra a pedra sólida, em turbilhões de branca espuma. Mas como a nenhum poder é dado triunfar sobre a vontade irresistível do povo, as coisas encaminhavam-se aos poucos, segundo os destinos traçados pela implacável Juno, e o venerando rei, invocando com fervor os deuses e os céus indiferentes, disse:

— Ai! Somos arruinados pelos destinos e arrastados pela procela! Vós mesmos pagareis, desgraçados, com o vosso sangue sacrílego o castigo desse crime. E a ti, Turno, cuja parte na culpa é maior, está reservado um justo castigo. Implorareis então o perdão divino, mas já será tarde. Quanto a mim, já me vejo próximo do túmulo e a guerra apenas me privará de uma morte sossegada.

Calou-se então e encerrou-se nos seus aposentos reais, entregando aos outros a direcção dos negócios. O horrível clamor dos homens sedentos de sangue ressoou por toda a região e de todos os lados afluíam soldados em fogosos corcéis. Afiavam-se os chuços de pedra e os machados, havia muito tempo postos de lado, colocavam-se novas cordas nos arcos e lustravam-se as armaduras e capacetes com banha de porco. Eram cinco cidades do Lácio — além de Laurento, cidade de Latino — aprontando bigornas e forjando novas armas: Atina, Tíbure, Ardea, Crustuméria e Antemnas Os camponeses derretiam os arados, foices e enxós e retemperavam as espadas dos seus antepassados. Aplaudiam os chamados das trombetas de guerra e reuniam-se em torno dos estandartes.

O primeiro a apresentar-se foi Mezêncio, desprezados dos deuses, com os seus batalhões armados e acompanhado do filho Lauso, notável pela sua formosura, só excedida por Turno. O jovem, domador de cavalos e vencedor de feras, trouxe de Agilina mil soldados. Seguia-se-lhes o esbelto Aventino, descendente de Hércules, no seu carro de guerra coroado de palmas e puxado por uma parelha de soberbas corcéis.





Os capítulos deste livro