Eneida - Cap. 10: A Assembleia dos Deuses Pág. 181 / 235

Reconheceram o rei e cercaram o navio em grupos. Cimodoceia, a mais faladora, segurou na popa com a mão direita, enquanto com a esquerda continuava a nadar. E, elevando-se acima da borda, disse a Eneias, que não a reconhecia:

— Estás de vigia, Eneias, filho da deusa? Bem o fazes e larga o pano todo, eu to aconselho. Somos nós teus antigos barcos, outrora árvores do monte Ida, agora ninfas do mar. Como o pérfido rótulo nos perseguia a ferro e fogo, tivemos de quebrar as amarras e fugir. A mãe dos deuses, compadecida, deu-nos esta forma e concedeu que como densas das ondas aqui passássemos as nossas vidas. Neste momento, os muros da nova Tróia são violentamente atacados e Ascânio mal pode resistir com as fracas forças que lhe restam. A força de cavalaria que, conforme o combinado, viria prestar auxilio ao acampamento, depara já com uma síria resistência por parte dos esquadrões de Turno. Ao alvorecer, verás os teus muros. Levanta-te, ordena aos teus companheiros que se armem e encouracem e tu mesmo empunha o formidando escudo para ti fabricado pelo Senhor do Fogo que o tornou invencível e lhe cingiu as bordas de ouro. Antes que o Sol atinja amanhã o seu zénite, estará a planície juncada de corpos inimigos.

Eneias espantou-se com aquela fala e com a aparição das ninfas, mas, passado o susto, o seu coração rejubilou-se e? elevando os olhos para as estrelas, assim orou:

— Ó graciosa mãe dos deuses, senhora do Ida, sê agora tu para mim a auxiliadora do combate. Realiza este agouro das tuas ninfas e vem guiar os troianos.

E foi só essa curta oração. Mas a luz da madrugada começava já a surgir no horizonte e Eneias disse aos companheiros que transmitissem por sinais aos outros navios a ordem de preparar para o combate. Pouco depois, avistavam as fortificações troianas e também eram vistos pelos defensores cujo animo redobrou ante a chegada do auxilio tão longamente esperado. A gritaria festiva e a atitude dos sitiados fizeram com que Turno e os seus se voltassem e foi só então que viram, estupefactos, os barcos que aproavam às praias, numa tremenda demonstração de poderio.





Os capítulos deste livro