Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 9: LIVRO VII

Página 177
e oferecia levantar o assédio se a penúria fosse demasiado penosa, todos lhe pediram que não o fizesse, dizendo que havia muitos anos serviam sob as suas ordens sem suportar nenhuma afronta, sem partir, deixando o trabalho por acabar; que se considerariam desonrados, se abandonassem o cerco começado; que mais preferiam sofrer as piores crueldades que não vingar os cidadãos romanos mortos em Génabo pela perfídia dos Gauleses. Faziam os mesmos protestos aos centuriões e aos tribunos militares para que fossem relatados a César.

XVIII - Tinham-se já aproximado as torres da muralha, quando César soube por cativos que Vercingétorix, depois de ter gasto a sua forragem, aproximara o seu campo de Avárico (140), e que ele próprio, com a cavalaria e os soldados de infantaria ligeira que tinham o hábito de combater entre os cavaleiros, partira para armar uma emboscada no local onde pensava que os nossos iriam no dia seguinte à forragem. A esta notícia, César tendo partido a meio da noite em silêncio, chega de manhã ao campo dos inimigos. Estes, depressa avisados pelos batedores da chegada de César, esconderam os seus carros e as suas bagagens na espessura das florestas e dispuseram todas as suas tropas em local elevado e descoberto. César, prevenido, ordenou imediatamente que juntassem os sacos e envergassem o equipamento de combate,

XIX - Uma colina se elevava em declive suave: um pântano difícil e cheio de obstáculos a rodeava quase por todos os lados; tinha no máximo cinquenta pés de largo. Era nesta colina que, depois de terem interrompido as pontes, se mantinham os Gauleses, confiantes na força da sua posição; dispostos para batalha, guardavam com postos seguros todos os vaus e todos os cerrados do pântano, prontos a carregar daquela elevação sobre os Romanos em desordem, se tentassem transpor o paul: quem não visse mais que a proximidade das distâncias julgaria os Gauleses prontos a combater com possibilidades quase iguais; mas aquele que se desse conta da desigualdade das posições, reconheceria que o seu porte não era mais que uma vã exibição.

<< Página Anterior

pág. 177 (Capítulo 9)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Guerra das Gálias
Páginas: 307
Página atual: 177

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
PREFÁCIO 1
CRONOLOGIA SUMÁRIA DA VIDA DE CÉSAR 7
LIVRO I 10
LIVRO II 47
LIVRO III 67
LIVRO IV 84
LIVRO V 105
LIVRO VI 140
LIVRO VII 167
LIVRO VIII 224
ÍNDICE HISTÓRICO E GEOGRÁFICO 256
NOTAS 299