VIII, 26, 27, 29, 31.
Dúmnorix - Chefe gaulês do país dos Éduos, irmão de Diviciaco, mas do partido oposto ao dos Romanos; casa com a filha do helvécio Orgétorix, que o leva a apoderar-se do poder supremo (61) e intervem secretamente junto dos Sequanos para que concedam passagem aos Helvécios (58); chefe da cavalaria édua, auxiliar de César, voluntariamente deixa-se bater pelos Helvécios e deve apenas o seu perdão à intervenção de seu irmão Diviciaco; César, prestes a partir para a Grã-Bretanha, por prudência, quer levá-lo consigo, mas Dúmnorix foge e acaba por ser massacrado na fuga. I, 3, 9, 18, 20; V, 6, 7.
Durácio - Chefe gaulês, rei dos Pictos, aliado dos Romanos; sitiado por Dumnaco em Lemono, é liberto por Caio Fábio; obtém de César o direito de cidadania romana. VIII, 26, 27.
Durocórtoro - Capital dos Remos, hoje Reims. VI, 44.
E
Eburões - Povo da Bélgica, cliente dos Tréviros, que ocupava uma parte da província de Liege e de Limburgo, e chegava até ao Reno, na direcção de Colónia, pelo antigo ducado de Juliers. II, 4; IV, 6; V, 24, 28, 29, 39, 47, 58; VI, 31, 32, 34, 35.
Éduos - (Lat. Haedui), um dos mais poderosos povos da Gália, aliado dos Romanos, que habitava entre o Líger e o Saône, um território que se alongava pelos departamentos actuais do Saône-et-Loire, do Nievre, e, parcialmente, da Côte d'Or e de Allier. Os Éduos, rivais dos Arvernos, partilhavam com estes a hegemonia da Gália Céltica no século I. Situados no ponto de junção dos vales do Líger, do Se na e do Saône, estendiam a sua influência até à Bélgica pela sua aliança com os Belóvacos. I, 10, etc.
Elaver - O rio Elaver (em latim Elaver). VII, 34, 35, 53. Eleutetes - Povo da Gália, cliente dos Arvernos VII 75
Elusates - Povo da Aquitânia no antigo condado d~ Co'ndo~ois (noroeste do actual departamento de Gers); a capital do seu país era Elusa, hoje Elauze.