Os Romanos tinham ali formado duas províncias: a Espanha Citerior, aquém do Ebro, e a Espanha Ulterior além do Ebro. I, 1; V, 13, 27; VII, 55.
F
Fábio – 1º. Quintus Fabius Maximus Allobrogicus, cônsul em 121, obteve uma grande vitória sobre os Arvernos e os Rutenos. I, 45. 2º. Caius Fabius, nomeado lugar-tenente de César em 56; comanda em 54, uma legião entre os Mórinos, leva-a para libertar Quinto Cícero cercado no seu campo, toma parte na submissão dos Menápios, no cerco de Gergóvia, no cerco de Alésia, na campanha contra os Belóvacos; conduz 25 coortes na Aquitânia, derrota no caminho Dumnaco, chefe dos Andes, vai submeter os Carnutese os Armoricanos, vem tomar parte no cerco de Uxeloduno; por fim, estabelece os seus quartéis de inverno entre os Éduos. V, 24, 46, 47, 53; VI, 6; VII, 40, 41, 87, 90; VIII, 6, 24, 27, 28, 37, 54. 3º. tueíus Fabius - centurião da sétima legião, distingue-se pela sua coragem em Gergóvia, sobe à muralha e ali encontra a morte. VII, 47, 50.
Fúfio - Caio Fúfio Cita, cavaleiro romano encarregado da intendência dos víveres, é assassinado em Cénabo, em 52, pelos Carnutes. VII, 8.
G
Gábalos - Povo céltico cliente dos Arvernos, que ocupava ao sul dos Arvernos, a leste dos Rutenos e ao norte da Província, os Causses do Gévaudan (actual departamento de lozére), A sua capital era Anderitum, hoje Anterrieux.
Gabínio - Aula Gabínio, tribuno do povo em 60, fez passar a lei que concedia a Pompeu plenos poderes para destruir os piratas; cônsul em 58 com Lúcio Pisão, uniu-se a Clódio contra Cícero; nomeado governador da Síria em 57, derrota Aristobulo perto de Jerusalém, depois mantém-se vários anos na sua província não obstante o Senado, e ajudou mesmo o rei Ptolomeu Aulete a voltar a subir ao trono do Egipto; exilado por estes motivos, foi chamado a Roma por César, encarregado depois de Farsália do governo da Ilíria, e morreu em Salona em 47.