V, 35.
Luetério - Luctério, chefe gaulês do país dos Cadurcos, é encarregado por Vercingétorix, em 52, de sublevar os Rutenos e de ameaçar a Província romana, depois toma parte na defesa de Alésia; em 51, depois de ter tentado uma segunda vez invadir a Província romana, encerra-se em Uxeloduno, aí suporta um cerco teimoso e se escapa ao vencedor é para cair nas mãos do arverno Epasnacto, que o entrega a César. VIII, 30, 32, 34, 35, 39.
lugotorix - Chefe bretão da região de Kent, aliado de Vercassivelauno, feito prisioneiro pelos Romanos. V, 22.
lutécia - Cidade da Gália Céltica, outrora Lucotelia e capital dos Parísios, hoje a Cité, no centro de Paris. VI, 3; VII, 57, 58.
M
Mâcon - Cidade dos Éduos (Iat. Malisco). VII, 90.
Magetóbriga - Cidade da Gália Céttica. no país dos Séquanos. I, 31.
Mandúbios - Pequeno povo da Gália Céltica cliente dos Éduos, que ocupava, entre os Língones e os Éduos, a antiga região de Auxois (Côte d'Or). A sua capital era Alésia. VII, 68, 71, 78.
Mandubrácio - Chefe bretão do país dos Trinobantes, refugia-se na Gália junto de César, depois da morte de seu pai morto por Cassivelauno; é levado ao seu país e restabelecido na sua autoridade por César. V, 20, 22.
Mânlio - Lúcio Mânlio, enviado como procônsul para a Narbonesa em 77, em vez de Lépido, foi levar socorro a Espanha a Quinto Metelo, mas foi batido por Hirtuleio, questor de Sertório; no seu regresso à Gália, deixou-se surpreender pelos Aquitanos, perdeu tudo o que lhe restava de tropas e entrou quase sozinho na Província romana. 111, 20.
Marcelo – 1º. Caius Claudius Marcelus, cônsul em 49, inimigo de César. VIII, 50. 2º. Caius Claudius Marcelus, cônsul em 50, primo do anterior. VIII, 48, 55.