I, 16. 2º. Marcus Pupius Piso Calpumianus, cônsul em 61 com Marcos Valério Messala. I, 2, 35. 3º. Lucius Calpurnius Piso Caesonianus, neto do primeiro, fez com que César casasse com sua filha Calpúrnia; cônsul em 58 com Aulo Gabinio, fez exilar Cícero; governador da Macedónia em 57, ali se distinguiu pelas suas devassidões e as suas rapinas; censor em 50. I, 6, 12. 4º. Pison - Cavaleiro aquitano de ilustre nascimento, feito cidadão romano por um Calpúrnio Piso é morto com seu irmão num combate de cavalaria contra os Germanos. IV, 12.
Pleumóxios - Pequeno povo da Bélgica, cliente dos Nérvios. V; 39. PÓ - O rio PÓ (latim Padus). V, 24.
Pompeu – 1º. O grande Pompeu, Cneius Pompeius Magnus, rival de César; nascido em 106, cônsul em 70, em 55 e em 52; triúnviro com César e Crasso em 60 e em 56. César, nos Comentários, menciona o seu segundo consulado e o empenho com que lhe responde, em 53, ao seu pedido para lhe enviar os recrutamentos feitos na Cisalpina durante o seu último consulado; louva a firmeza com que Pompeu reprime as perturbações que se seguem ao assassínio de Clódio. A guerra civil deflagra entre os dois rivais em 49; vencido em Farsália em 48, Pompeu foge para o Egipto, onde perece degolado por ordem do rei Ptolomeu. IV, 1; VI, 1; VII, 6; VIII, 52, 53, 54, 55. 2º. Cneius Pompeius, personagem gaulês, cujo pai sem dúvida recebera o direito de cidadania de Pompeu durante a guerra contra Sertório e que é citado como intérprete de Quinto Titúrio Sabino; é-se levado a crer que se trata do pai do historiador Trogo Pompeu. V, 36.
Preconino - Lúcio Valéria Preconino, lugar-tenente na Narbonesa, por volta de 80, vencido e morto pelos Aquitanos. III, 20.
Procilo - Caio Valério Procilo, chefe gaulês do país dos Hélvios, filho de Caburo e irmão de Domnotauro, dedicado a César, é enviado como deputado junto de Ariovisto com Marco Mécio, é feito prisioneiro e deve a vida à derrota dos Suevos.