Esta circunstância completou de uma maneira muito oportuna a nossa vitória: porque os nossos atacaram e tomaram cada navio um por um e foi só um bem pequeno número deles que pôde, favorecidos pela noite, alcançar terra. A batalha tinha durado desde a quarta hora do dia até perto do pôr-do-sol.
XVI - Esta batalha pôs termo à guerra dos Vénetos e de todos os estados marítimos desta costa: porque todos os homens jovens e mesmo todos os homens de idade madura, distintos pela sua craveira ou pela sua sabedoria, estavam reunidos ali, e tinham concentrado além disso naquele único ponto tudo o que tinham de navios, e esta perda não permitia aos outros qualquer outro meio de retirar ou de defender as suas praças. Renderam-se assim, corpos e bens, a César. César decidiu dar um exemplo severo, que ensinasse aos Bárbaros, de futuro, a melhor respeitar o direito dos embaixadores. Ordenou a morte de todo o Senado e vendeu o restante em hasta pública.
XVII - Enquanto estes acontecimentos se davam entre os Vénetos, chegou Quinto Titúrio Sabino, com as tropas que César lhe confiara, ao território dos Unelos. Estes tinham à cabeça Viridorix, que também comandava todos os estados revoltados e com eles obtivera um exército muito numeroso. Poucos dias depois, os Aulercos Éburovices e os Lexóvios, depois de terem massacrado o ~eu Senado que se opunha à guerra, fecharam os seus portos e juntaram-se a Viridorix; além disso, uma multidão considerável viera de todos os pontos da Gália, homens cheios de crimes e bandidos que a esperança do saque e o amor da guerra arrancavam à agricultura e aos seus trabalhos diários. Sabino estava acampado num terreno em todos os aspectos favorável e nele se encerrara' Viridorix, postado na frente dele a uma distância de duas milhas todos os dias deslocava tropas e oferecia batalha, de modo que Sabino atraia a si o desprezo do inimigo e até já o sarcasmo dos nossos soldados.