Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
Navegar

Capítulo 2: CRONOLOGIA SUMÁRIA DA VIDA DE CÉSAR

Página 8
- Conquista das Gálias por César resumida assim por Suetónio (Vida de César, XXV): «Em nove anos, reduziu a províncias toda a Gália encerrada entre os desfiladeiros dos Pirenéus, dos Alpes, dos montes Cevenas e dos cursos do Reno e do Ródano, e que forma um circuito de cerca de três milhões e duzentos mil pessoas, sem contar as cidades aliadas que tinham prestado serviços a Roma. Impôs-lhe um tributo anual de quarenta milhões de sestércios. O primeiro dos Romanos, depois de ter construído uma ponte sobre o Reno, atacou os Germanos que habitam para lá do rio e infligiu-lhes grandes derrotas. Atacou também os Bretões, desconhecidos até então, venceu-os e deles exigiu dinheiro e reféns. Entre tantos êxitos não sofreu senão ao todo três desaires: na Bretanha onde a sua esquadra foi quase aniquilada por uma violenta tempestade: na Gália, onde, em frente de Gergóvia. uma das suas legiões foi posta em debandada: e nos confins da Germânia, onde os seus lugares-tenentes foram massacrados numa emboscada.

Em 53, tendo o triúnviro Crasso sido morto numa expedição contra os Partos. restavam apenas frente a frente, para a conquista do poder. Pompeu e César.

49-48 a.C. - Guerra civil entre César e Pompeu: César transpõe o Rubicão: Pompeu decide-se pela fuga: César derrota-o em Farsália' Pompeu é assassinado no Egipto.

47 a.C. - Guerra da Alexandria: César, senhor do Egipto, bate Fárnaces, rei do Bósforo (Veni, vidi, vici, «Cheguei, vi e venci»).

46 a.C. - Guerra de África: bate os pompeianos em Tapso; o seu chefe Catão mata-se em Útica. No mesmo ano, Vercingétorix, o herói da independência gaulesa, que César mantinha a ferros desde a rendição de Alésia, ornamenta o quádruplo triunfo de César e morre estrangulado por ordem do seu vencedor.

<< Página Anterior

pág. 8 (Capítulo 2)

Página Seguinte >>

anúncio
Capa do livro A Guerra das Gálias
Páginas: 307
Página atual: 8

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
PREFÁCIO 1
CRONOLOGIA SUMÁRIA DA VIDA DE CÉSAR 7
LIVRO I 10
LIVRO II 47
LIVRO III 67
LIVRO IV 84
LIVRO V 105
LIVRO VI 140
LIVRO VII 167
LIVRO VIII 224
ÍNDICE HISTÓRICO E GEOGRÁFICO 256
NOTAS 299
Links Relacionados
 
Artigos: Porque lemos literatura | O Ensaio na literatura | O primeiro texto da língua portuguesa 
© 2010 Ciberforma Informática. Todos os direitos reservados. Contacto | Política de privacidade | Mapa do Site