Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 5: LIVRO III

Página 82
Os inimigos, envolvidos Por todos os lados, e perdendo completamente a coragem, esforçaram-se por transpor as linhas de defesa e procurar a salvação na fuga. A cavalaria perseguiu-os em campo raso e dos cinquenta mil Aquitanos e Cântabros que formavam este exército, quase nem um quarto lhe escapou, quando voltou ao campo muito antes da noite.

XXVII - À notícia deste combate, uma grande parte da Aquitânia rendeu-se a Crasso e por sua iniciativa enviou reféns. Neste número estiveram os Tarbelos, os Bigerriões, os Ptiânios, os Vocates, os Tarusates, os Elusates, os Gates, os Auscos, os Garonos, os Sibuzates, os Cocosates. Um pequeno número de Estados afastados, fiando-se na estação adiantada, não seguiram este exemplo.

XXVIII - Por volta da mesma altura, se bem que o Verão estivesse já perto do fim, César vendo, no entanto, que apenas em toda a Gália pacificada, os Mórinos e os Menápios continuavam em armas e nunca lhe tinham enviado deputado a pedir a paz, pensou que aquela era uma guerra que podia ser terminada rapidamente e para lá conduziu o seu exército. Estes povos seguiram uma táctica guerreira inteiramente diferente da dos outros Gauleses. Com efeito, vendo que as maiores nações que tinham lutado contra César, tinham sido repelidas e vencidas, e possuindo um país onde se sucedem florestas e pântanos, para lá transportaram corpos e bens. César, chegado à orla destas florestas, tinha começado ali a entrincheirar-se, sem que um só inimigo tivesse aparecido, quando, de repente, no momento em que os nossos estavam dispersas no trabalho, os Bárbaros saíram de todos os cantos da floresta e caíram sobre eles. Os nossos soldados, logo empunhando as armas, repeliram-nos para as florestas e mataram-nos em grande número, perdendo eles próprios alguns homens, por terem levado demasiado longe, em lugares difíceis, a perseguição ao inimigo.

<< Página Anterior

pág. 82 (Capítulo 5)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Guerra das Gálias
Páginas: 307
Página atual: 82

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
PREFÁCIO 1
CRONOLOGIA SUMÁRIA DA VIDA DE CÉSAR 7
LIVRO I 10
LIVRO II 47
LIVRO III 67
LIVRO IV 84
LIVRO V 105
LIVRO VI 140
LIVRO VII 167
LIVRO VIII 224
ÍNDICE HISTÓRICO E GEOGRÁFICO 256
NOTAS 299