O Processo - Cap. 2: Capítulo 2 Pág. 35 / 183

Todavia, isto não é tudo, pois introduziu no quarto da senhora três funcionários subalternos do meu Banco, que se entretiveram a mexericar e a desarrumar certas fotografias que pertenciam à senhora. A presença destes funcionários tinha decerto outra finalidade, pois, tal como a minha senhoria e a sua criada, eles deviam propagar a notícia da minha prisão de molde a estragar-me a reputação pública e, em particular, abalar a minha posição dentro do Banco. Muito bem, esta tentativa falhou inteiramente; mesmo a minha senhoria, que é uma pessoa muito simples— menciono aqui o seu nome com toda a honra, chama-se Frau Grubach—, mesmo Frau Grubach foi suficientemente inteligente para reconhecer que uma prisão como esta era digna de ser tomada a sério como uma partida selvagem cometida por extraviados garotos da rua. Repito: todo este assunto me causou apenas desagrado e umas passageiras contrariedades, mas poderia ou não ter tido piores consequências?»

Quando K. parou neste ponto, relanceou o olhar pelo silencioso Juiz de Instrução, tendo notado que este, com os olhos, fazia um sinal a alguém da assistência, e então, sorrindo, K. disse: «O Sr. Juiz de Instrução, aqui sentado ao meu lado, acabou de fazer um sinal secreto a alguém que esta entre vós. Vejo, pois, que há aí alguém que recebe instruções daqui de cima. Não sei se o sinal foi feito com o fim de provocar aplausos ou assobios, mas, agora que divulguei o assunto prematuramente, abandono deliberadamente todas as esperanças de alguma vez vir a saber o seu verdadeiro significado. É um assunto pelo qual sinto completa indiferença e, assim, autorizo o Sr. Juiz de Instrução a dirigir aos seus agentes contratados as palavras que entender, em vez de lhes fazer sinais secretos, dizendo no momento oportuno: 'Assobiem agora, ou, em alternativa: "Aplaudam agora."»

O Juiz de Instrução, quer por embaraço quer por impaciência, estava inquieto na sua cadeira. O homem atrás dele, com quem estivera a falar inclinou-se de novo para a frente, ou para o encorajar ou talvez para lhe dar algum conselho especial. Em baixo, as pessoas da assistência falavam em voz baixa, mas com certo entusiasmo. As duas facções, que anteriormente tinham parecido irreconciliáveis, estavam agora juntas: alguns homens apontavam os dedos para K., outros para o Juiz de Instrução.





Os capítulos deste livro