- Sim - disse eu -, quando se revela diferente do elemento racional, como se revelou diferente do concupiscível.
- Isso não é difícil de ver - retorquiu. - Com efeito, pode-se observá-lo nas crianças: desde o nascimento que estão cheias de irascibilidade, mas algumas parece que nunca recebem a razão e a maioria recebe-a tarde. - Sim, por Zeus, tens razão. E vemos que também assim é nos animais selvagens. Além disso, o verso de Homero que já Citámos testemunha-o:
Batendo no peito, conteve o coração...
É evidente que Homero representa aqui dois princípios distintos: um, que raciocinou sobre o melhor e o pior contendo o outro; outro, que se exalta de forma insensata.
- Muito bem dito.
- Eis, portanto - prossegui -, essas dificuldades penosamente atravessadas a nado e inteiramente reconhecido que há na cidade e na alma do indivíduo partes correspondentes e iguais em número.
-Assim é.
- Por conseguinte, já não se torna necessário que o indivíduo seja sábio da mesma maneira e pelo mesmo elemento que a cidade?
- Sim, sem dúvida.
- E que a cidade seja corajosa pelo mesmo elemento e da mesma maneira que o indivíduo? Enfim, que tudo o que se refere à virtude se encontre igualmente numa e noutro?
- É necessário.
- Assim, Gláucon, diremos, creio eu, que a justiça tem no indivíduo o mesmo carácter que na cidade.
- Também isso é necessário.
- Ora, não nos esquecemos certamente de que a cidade era justa pelo facto de cada uma das suas três classes se ocupar da sua própria tarefa.
- Não me parece que o tenhamos esquecido.
- Lembremo-nos então de que cada um de nós, em quem cada elemento, desempenhará a sua tarefa própria, será também justo e desempenhará a tarefa que lhe é própria.
- Sim, com certeza, temos de nos lembrar disso.
- Sendo assim, não compete à razão mandar, visto que é sábia e tem a responsabilidade de velar por toda a alma, e à cólera obedecer à razão e apoiá-la?
- Sim, certamente.
- Mas não é, como dissemos, um misto de música e ginástica que porá de acordo estas partes, fortificando e alimentando uma delas com belos discursos e com as ciências, afrouxando, acalmando, abrandando a outra pela harmonia e pelo ritmo?
- Sem dúvida.