Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 6: Capítulo 6

Página 171
Concebe-o segundo o que dissemos acima: com efeito, concordámos que a facilidade em aprender, a memória, a coragem e a grandeza de alma pertencem ao temperamento filosófico.

- É verdade.

- Portanto, desde a infância, não será ele o primeiro em tudo, particularmente se as qualidades do corpo corresponderem às da alma? - Sim, certamente.

- Ora, quando tiver mais idade, os parentes e os seus concidadãos procurarão pôr os seus talentos ao serviço dos seus interesses.

- Como não?

- Deporão a seus pés súplicas e homenagens, captando e lisonjeando

de antemão o seu poder futuro.

- Com efeito, é o que geralmente se passa.

- Que queres então que ele faça em tais circunstâncias, sobretudo se nasceu numa grande cidade, se é rico, nobre, agradável e de boa presença? Não se encherá de desmedida esperança, imaginando.que é capaz de governar os Gregos e os Bárbaros? E, nesse caso, não irá exaltar-se, encher-se de suficiência e de orgulho vão e insensato?

- Com certeza.

- E se, imbuído de tais disposições, alguém, aproximando-se de mansinho, lhe fizesse ouvir a linguagem da verdade, lhe dissesse que lhe falta a razão e que ele tem necessidade dela, mas que só pode adquirir submetendo-se-lhe, achas que, no meio de tantas más influências, consentiria em escutar?

- Muito longe disso - respondeu.

- No entanto, se por causa das suas boas disposições naturais e da afinidade desses discursos com o seu carácter, ele os escutasse, se deixasse submeter e arrastar para a filosofia, que nos parece que farão então os outros, persuadidos de que vão perder o seu apoio e amizade? Discursos, acções, não se servirão de tudo, não só junto dele para que não se deixe convencer, mas também junto daquele que procura convencê-lo para que não o consiga, quer armando-lhe secretamente armadilhas, quer levando-o publicamente aos tribunais?

- É muito provável- disse ele.

- Pois bem! É possível ainda que semelhante mancebo se torne filósofo?

- Não.

- Vês assim - prossegui - que não estávamos errados quando dizíamos que os elementos que compõem o temperamento filosófico, sempre que são deteriorados por uma má educação, o fazem afastar-se da sua vocação, e também o que se denomina os bens, as riquezas e as outras vantagens deste género.

- Não, não estávamos errados.

<< Página Anterior

pág. 171 (Capítulo 6)

Página Seguinte >>

Capa do livro A República
Páginas: 290
Página atual: 171

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo 1 1
Capítulo 2 45
Capítulo 3 71
Capítulo 4 102
Capítulo 5 129
Capítulo 6 161
Capítulo 7 189
Capítulo 8 216
Capítulo 9 243
Capítulo 10 265