Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 6: Capítulo 6

Página 179

- Efectivamente, somos levados a isso.

- Pois bem! Visto que chegámos, não sem dificuldade, a este resultado, temos de tratar do que se segue, isto é, de que maneira, por que estudos e exercícios, formaremos os salvadores da constituição e em que idade devemos consagrá-los a isso.

- Sim, temos de tratar dessa questão - aprovou.

- A minha habilidade não me serviu de nada - confessei -, quando pretendi passar sob silêncio a dificuldade da posse das mulheres, a procriação dos filhos e o estabelecimento dos chefes, sabendo quanto a regulamentação mais conforme à verdade é mal vista e difícil de aplicar; agora, com efeito, não me vejo menos obrigado a falar disso. É certo que acabámos com o que respeita às mulheres e aos filhos; mas, no que se refere aos chefes, é preciso rever o problema desde o princípio. Dissemos, se bem te recordas, que, postos à prova do prazer e da dor, deviam pôr em relevo o seu amor à cidade e nunca renunciar à sua convicção patriótica no meio dos trabalhos, dos perigos e das outras vicissitudes; que era preciso pôr de parte quem se mostrasse tíbio e escolher para chefe e cumulá-lo de distinções e honras, durante a vida e depois da morte, quem saísse de todas essas provas tão puro como o ouro do fogo. Eis o que eu disse em termos indirectos e dissimulados, receando provocar a discussão em que estamos empenhados agora.

- É exacto, lembro-me perfeitamente.

- Hesitava, meu amigo, em dizer o que declaro agora, Mas a decisão está tomada e afirmo que os melhores guardas da cidade devem ser os filósofos.

- Seja.

- Repara corno são poucas as probabilidades de os conseguires. Com efeito, os elementos que, segundo nós, devem compor o seu temperamento raramente se encontram reunidos no mesmo indivíduo; quase sempre esse temperamento é como rasgado em dois.

- Que queres dizer?

- Os que são dotados de facilidade em aprender, de memória, de inteligência, de sagacidade e de todas as qualidades que se seguem, não têm o hábito, como sabes, de aliar naturalmente à fuga e à elevação das ideias uma tendência que os leve a viver na ordem com calma e constância. Tais homens deixam-se arrastar ou a vivacidade domina-os e não apresentam nada de estável.

- Tens razão.

<< Página Anterior

pág. 179 (Capítulo 6)

Página Seguinte >>

Capa do livro A República
Páginas: 290
Página atual: 179

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo 1 1
Capítulo 2 45
Capítulo 3 71
Capítulo 4 102
Capítulo 5 129
Capítulo 6 161
Capítulo 7 189
Capítulo 8 216
Capítulo 9 243
Capítulo 10 265