Assim, chamando-lhe amigo do ganho e do lucro, dar-lhe-íamos o nome que lhe convém, não é?
- Parece-me que sim.
- Mas como? Não dissemos que o elemento irascível não cessa de aspirar totalmente ao domínio, à vitória e à fama?
- Dissemos.
- Se, portanto, lhe chamássemos amigo da vitória e da honra, a designação seria apropriada?
- Inteiramente apropriada.
- Quanto ao elemento pelo qual conhecemos, não é evidente aos olhos de todos que tende sem cessar e inteiramente a conhecer a verdade tal como é e que é o que menos se preocupa com as riquezas e a glória?
- Certamente.
- Chamando-lhe amigo do saber e da sabedoria dar-lhe-emos então o nome que convém.
- Sem dúvida.
- E não é verdade - perguntei - que nas almas existe ou este elemento que governa ou um dos outros dois, consoante os casos?
- Sim, é - respondeu.
- Por isso é que dizíamos que há três classes principais de homens, o filósofo, o ambicioso, o interesseiro.
- Com certeza.
- E três espécies de prazeres análogos a cada um desses caracteres.
- Efectivamente.
- Agora, sabes bem que, se perguntasses alternadamente a cada um desses três homens qual é a vida mais agradável, cada um elogiaria sobretudo a sua. O homem interesseiro diria que, em comparação com o ganho, o prazer das honras e da ciência não é nada, a não ser que com ele se faça dinheiro.
- É verdade.
- E o ambicioso? Não considera vulgar o prazer de amealhar e simples fumo e frivolidade o de conhecer, quando não traz honra?
- Assim é - disse ele.
- Quanto ao filósofo, que caso faz, segundo nós, dos outros prazeres, em comparação com o que consiste em conhecer a verdade tal como é e do prazer semelhante que goza sempre ao aprender? Não pensa que estão muito afastados dele e, se os considera realmente necessários, não é em virtude da necessidade que tem de os usar, visto que prescindiria deles, se pudesse?
- Devemos ter a certeza disso - respondeu.
- Agora - prossegui -, visto que discutimos os prazeres e a própria vida de cada um desses três homens, não para saber qual é a mais honesta ou a mais desonesta, a pior ou a melhor, mas a mais agradável e a mais isenta de dificuldade, como reconhecer qual deles é que fala mais verdade?
- Não posso responder.