- Assim, o que se enche de coisas mais reais, e que é, ele mesmo, mais real, está mais realmente cheio do que o que o está de coisas menos reais e que é, ele mesmo, menos real.
- Como não?
- Por conseguinte, se é agradável encher-se de coisas conformes à sua natureza, o que se enche mais realmente e de coisas mais reais gozará mais realmente e mais verdadeiramente do verdadeiro prazer e o que recebe coisas menos reais será cheio de modo menos verdadeiro e menos sólido e gozará um prazer menos certo e menos verdadeiro.
- A consequência é absolutamente necessária - disse ele.
- Assim, aqueles que não têm a experiência da sabedoria e da virtude, que estão sempre nos festins e nos prazeres semelhantes, são transportados para a região baixa, parece-me, depois de novo para a média, e erram assim durante toda a vida; não sobem mais alto; nunca viram as verdadeiras alturas, nunca aí foram transportados, nunca foram realmente cheios do ser e não experimentaram prazer sólido e puro. A maneira dos animais, de olhos sempre voltados para baixo, de cabeça inclinada para a terra e para a mesa, pastam na pastagem gorda e unem-se; e, para terem a maior porção destes gozos, escoucinham, batem-se à cornada e a golpes de ferraduras e matam-se uns aos outros no furor do seu apetite insaciável, porque não encheram de coisas reais a parte real e estanque de si mesmos.
- É como um autêntico oráculo, Sócrates, que descreves a vida da maior parte dos homens!
- Não é uma necessidade para eles viverem no meio de prazeres mesclados de dores, sombras e esboços do verdadeiro prazer, que só tomam cor quando vistos de perto, mas que então parecem tão vivos que fazem nascer amores furiosos nos insensatos, que se batem para as possuir, como se bateram em Tróia pela sombra de Helena, no dizer de Estesícoro, por não saberem a verdade.
- É forçoso que assim seja.
- Ora bem! Não é inevitável que a mesma coisa aconteça a propósito do elemento irascível, quando um homem faz até ao fim o que este quer, entregando-se à ânsia por ambição, à violência por desejo de vencer, à cólera por temperamento bravio e perseguindo a satisfação da honra, da vitória e da cólera, sem discernimento nem razão?
- Sim - disse ele -, deve inevitavelmente acontecer a mesma coisa.