Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 5: O FUNIL DE CABEDAL

Página 124
Dreux d'Aubray, seu pai, e os seus dois irmãos. Destes dois, um era tenente civil e o outro conselheiro no Parlamento. Parecia difícil acreditar que ela fosse a autora de crimes tão monstruosos, porque tinha um ar meigo, era de baixa estatura, possuía uma tez loura e olhos azuis. Todavia o tribunal, tendo-a declarado culpada, condenou-a à questão ordinária e à questão extraordinária a fim de arrancar-lhe o nome dos cúmplices, depois a ser conduzida em charrete à Praça da Greve para lhe ser cortada a cabeça, queimado o corpo e espalhadas as cinzas aos quatro ventos." A data deste acto de registo é 16 de Julho de 1676.

- Interessante! - respondi. - Mas não convincente.

Como pode provar que se trata da mesma mulher?

- Já lá vamos. A narrativa relata o comportamento da mulher durante a questão: "Quando o executor se aproximou, ela reconheceu-o devido às cordinhas que ele segurava, e logo lhe estendeu as próprias mãos ao mesmo tempo que o observava dos pés à cabeça sem pronunciar uma palavra." Foi assim?

- Sim.

- "Ela fitou sem pestanejar o cavalo de madeira e os anéis que haviam- torcido tantos membros e provocado tantos gritos de agonia. Quando os seus olhos se pousaram nos três baldes de água que tinham sido preparados, disse a sorrir: "Toda esta água deve ter sido trazida para aqui com o intuito de afogar-me, senhor. Não pretende, penso, fazê-la engolir toda por uma pessoa tão pequena como eu?" Leio-lhe os pormenores do suplício?

- Não, pelo amor de Deus!

- Eis uma frase que lhe provará que o que está relatado neste livro pertence de facto à cena a que assistiu esta noite:

"O bom abade Pirot, incapaz de contemplar os sofrimentos que iam ser infligidos à supliciada, precipitou-se para fora da sala.

<< Página Anterior

pág. 124 (Capítulo 5)

Página Seguinte >>

Capa do livro Histórias Extraordinárias
Páginas: 136
Página atual: 124

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
MÃO ESCURA 1
O CASO DE LADY SANNOX 19
O PARASITA 31
O GATO DO BRASIL 89
O FUNIL DE CABEDAL 113
O QUARTO DO PESADELO 127