Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 12: 12 - A Estranha História de Jonathan Small

Página 123
Ali estávamos os quatro presos para toda a vida, mas conhecendo o segredo de um tesouro que nos permitiria viver num palácio se o pudéssemos usar. Era suficiente para um homem ficar desesperado ter de suportar os pontapés e os murros de um qualquer funcionariozinho, comer arroz e beber água, quando uma fortuna fantástica estava lá fora só à espera que a fossem buscar. Quase que fiquei louco; mas sempre fui teimoso, por isso aguentei e esperei que chegasse a minha vez.

»Por fim pareceu-me que chegara. Fui transferido de Agra para Madrasta, e dali para Blair, uma das ilhas Andamão. Havia muito poucos condenados brancos nesta colónia, e, como me comportara bem, passei a ser uma espécie de pessoa privilegiada. Deram-me uma barraca em Hope Town, que é uma terra pequena na encosta do monte Harriet, e deixavam-me andar à vontade. É um lugar horrível, onde se apanham febres, e, fora do terreno por nós desbravado, estava infestado de nativos canibais, sempre prontos a soprar-nos um dardo envenenado se tivessem oportunidade. Cavávamos, abríamos valas, trabalhávamos nas plantações de inhame, e havia mais uma dúzia de coisas para fazer, de modo que estávamos ocupados todo o dia; mas, ao fim da tarde, tínhamos algum tempo por nossa conta. Entre outras coisas, aprendi a preparar remédios para o cirurgião e fiquei com umas luzes acerca disso. Estava sempre à espera de uma oportunidade para fugir; mas as ilhas ficam a centenas de quilómetros de qualquer outra terra, e naqueles mares há pouco ou nenhum vento: era muito difícil sair dali.

»O cirurgião, o Dr. Somertone, era um tipo novo e folgazão. Os outros oficiais costumavam encontrar-se em casa dele, ao fim da tarde, para jogar às cartas. O gabinete onde costumava preparar os meus remédios era ao lado da sala de estar do médico, havendo uma pequena janela por onde os podia ver.

<< Página Anterior

pág. 123 (Capítulo 12)

Página Seguinte >>

Capa do livro O Sinal dos Quatro
Páginas: 133
Página atual: 123

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
1 - A Ciência da Dedução 1
2 - A Exposição do Caso 11
3 - À Procura de uma Solução 17
4 - A História do Homem Calvo 23
5 - A Tragédia de Pondicherry Lodge 36
6 - Sherlock Holmes Faz Uma Demonstração 44
7 - O Episódio do Barril 54
8 - O Bando de Baker Street 67
9 - Uma Quebra na Sequência 78
10 - O Fim do Homem da Ilha 89
11 - O Grande Tesouro de Agra 99
12 - A Estranha História de Jonathan Small 106