Pleumóxios - Pequeno povo da Bélgica, cliente dos Nérvios. V; 39. PÓ - O rio PÓ (latim Padus). V, 24.
Pompeu – 1º. O grande Pompeu, Cneius Pompeius Magnus, rival de César; nascido em 106, cônsul em 70, em 55 e em 52; triúnviro com César e Crasso em 60 e em 56. César, nos Comentários, menciona o seu segundo consulado e o empenho com que lhe responde, em 53, ao seu pedido para lhe enviar os recrutamentos feitos na Cisalpina durante o seu último consulado; louva a firmeza com que Pompeu reprime as perturbações que se seguem ao assassínio de Clódio. A guerra civil deflagra entre os dois rivais em 49; vencido em Farsália em 48, Pompeu foge para o Egipto, onde perece degolado por ordem do rei Ptolomeu. IV, 1; VI, 1; VII, 6; VIII, 52, 53, 54, 55. 2º. Cneius Pompeius, personagem gaulês, cujo pai sem dúvida recebera o direito de cidadania de Pompeu durante a guerra contra Sertório e que é citado como intérprete de Quinto Titúrio Sabino; é-se levado a crer que se trata do pai do historiador Trogo Pompeu. V, 36.
Preconino - Lúcio Valéria Preconino, lugar-tenente na Narbonesa, por volta de 80, vencido e morto pelos Aquitanos. III, 20.
Procilo - Caio Valério Procilo, chefe gaulês do país dos Hélvios, filho de Caburo e irmão de Domnotauro, dedicado a César, é enviado como deputado junto de Ariovisto com Marco Mécio, é feito prisioneiro e deve a vida à derrota dos Suevos.