Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
> > > Página 10

Capítulo 1: A Queda de Tróia

Página 10

Mas não eram somente troianos, pois muitos gregos foram abatidos pela defesa heróica dos vencidos. Em tudo havia o cruel odor da morte,

O primeiro grupo de inimigos que encontraram era chefiado por Andrógeo, que, tomando-os por soldados gregos, aproximou-se e assim, amistosamente, lhes falou:

— Apressai-vos, guerreiros! Que demora é a vossa? Estamos a saquear a cidade incendiado e vós sã agora chegais dos navios?

Imediatamente, porém, reconheceu que estava no meio de inimigos, Estupefacto, a voz presa na garganta, recuou rápido, como aquele que, distraído, pisa no campo a cobra e, assustado, se afasta do réptil que se enrosca irado para a picada peçonhenta. Era tarde, porém. Mais numerosos, Eneias e os seus atacaram e mataram todos os gregos. Pela primeira vez em muitas horas, a fortuna sorria-lhes.

Então Corebo, animado com aquele sucesso, disse:

— Ó companheiros, sigamos o caminho da salvação que os deuses nos mostram. Troquemos de armas, roupas e emblemas com o inimigo abatido. Não é hora de se exigir valor ou traição num inimigo.

Assim falando, colocou na cabeça o elmo emplumado de Andrógeo, agarrou no seu escudo e embainhou a sua espada. Também Ripeu, Dimonte e todos os outros o imitaram e atiraram-se ao inimigo, travando inúmeros combates e abatendo centenas de guerreiros. Alguns gregos, ante aquela grei corajosa e aguerrida, fugiam para o litoral onde os esperavam os barcos. Outros, apavorados, subiam de novo ao cavalo de madeira, procurando refúgio no seu bojo protector.

Mas quem pode confiar nos deuses irritados?

Eis que o grupo avista então Cassandra, filha de Príamo, que era arrastada pelos cabelos desgrenhados para fora do templo de Minerva. Em vão levantava ela os olhos inflamados para o céu, as mãos atadas atrás das costas. Corebo, ao ver a sua amada, sentiu-se possuído de uma cólera insuportável e, disposto a morrer, lançou-se no meio do inimigo que a conduzia. Os companheiros seguiram-no, armas erguidas, mas—ó engano fatal— do alto das muralhas os defensores da cidade tomaram-nos por inimigos, pois assim o indicavam os seus penachos gregos, e uma chuva de lanças e setas provocou terrível mortandade entre os troianos disfarçados.

<< Página Anterior

pág. 10 (Capítulo 1)

Página Seguinte >>

Capa do livro Eneida
Páginas: 235
Página atual: 10

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
A Queda de Tróia 1
Partem os Troianos 20
Eneias Chega a Cartago 38
Eneias e Dido 57
Os Jogos Fúnebres 79
Eneias no Mundo das Sombras 102
Os Troianos Desembarcam na Itália 124
Eneias em Apuros 141
Os troianos são Cercados 157
A Assembleia dos Deuses 177
O Rei Latino Pede Paz 195
O Combate Final 215