Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
> > > Página 131

Capítulo 7: Os Troianos Desembarcam na Itália

Página 131

E continuou Juno:

— Escaparam das Fostes gregas, dos perigos que lhes criei em vão no mar Tirreno, de Cila e Canódis, e até mesmo, lançados que foram à costa selvagem da Líbia, encontraram a bondosa rainha Dido que os encheu de regalias. Agora, por fim, alcançaram a terra que desejavam nas margens do Tibre. Acho que ou o meu poder está diminuído ou o meu ódio abrandado. Como posso eu, a grande esposa de Júpiter, que nada tenho deixado de tentar contra essa raça amaldiçoada, ser vencida por Eneias? Se o meu poder não é suficiente, eu me humilharei e implorarei favores a quem quer que seja. Se não se comoverem os deuses do Olimpo, recorrerei ao Aqueronte. Se não posso evitar que Eneias venha a reinar no Lácio por força do seu casamento com Lavinia — pois assim o dispuseram as Parcas —, seja-me pelo menos permitido adiar o mais possível tal união e levantar grandes dificuldades à vitória de Eneias.

E, alçando os braços, exclamou:

— Que tal consórcio se faça só à custa de muito sangue! Que Eneias seja outro Páris e que o seu amor por outra mulher traga a guerra e o fogo à recém-nascida Tróia!

Assim dizendo, pousou no solo italiano e chamou das moradas infernais a horrenda Fúria Alecto, que traz no coração as guerras tristes, as irás, as traições e os crimes malditos. Até o próprio Plutão detesta a monstruosidade e as suas irmãs do Tártaro odeiam-na. Chegou ela — horrenda de se ver com as suas víboras nojentas enroscando-se e escorregando nos cabelos — defronte da rainha do céu, que assim falou:

— Donzela, filha da Noite, que podes voltar irmão contra irmão e família contra família, introduzir dissensões e mortes nas moradas, cabem-te mil nomes, tens mil artes de destruir. Presta-me um serviço pessoal, auxílio particular, para que eu continue a gozar da merecida fama e honra que tenho. Quero evitar que troianos e latinos se unam em casamento e tomem posse dos territórios da Itália. Põe em acção o teu génio fecundo, rompe a aliança feita, semeia pretextos de guerra. Que os guerreiros queiram as armas e a elas corram!

<< Página Anterior

pág. 131 (Capítulo 7)

Página Seguinte >>

Capa do livro Eneida
Páginas: 235
Página atual: 131

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
A Queda de Tróia 1
Partem os Troianos 20
Eneias Chega a Cartago 38
Eneias e Dido 57
Os Jogos Fúnebres 79
Eneias no Mundo das Sombras 102
Os Troianos Desembarcam na Itália 124
Eneias em Apuros 141
Os troianos são Cercados 157
A Assembleia dos Deuses 177
O Rei Latino Pede Paz 195
O Combate Final 215