Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
> > > Página 163

Capítulo 9: Os troianos são Cercados

Página 163

Assim falando, acordou os sentinelas que os iam render no quarto. Dirigiram-se os dois a Ascânio. Pelo acampamento repousavam todos, os corpos e os corações aliviados das fadigas. Os chefes dos troianos e os guerreiros mais importantes deliberavam, no entanto, sobre quem seria o mensageiro enviado a Eneias. Reuniram-se no centro do acampamento, apoiando-se, de pé, nas altas lanças, escudos no outro braço. Niso e Euríalo apresentaram-se então, dizendo terem um assunto de suma importância para falar. Solicitaram apenas alguns minutos de atenção, o que lhes foi concedido. Niso adiantou-se e disse:

— Companheiros de Eneias, ouvi as nossas palavras com boa vontade e descontei a vossa idade no julgamento do que vamos relatar. Acabamos de examinar um local óptimo para surtida ao inimigo, que, mergulhado no sono e no vinho, não dá sinal de vida. As fogueiras estão quase extintas. Esse lugar fica próximo da encruzilhada dos dois caminhos da porta voltada para o mar. Se nos permitis tentar a sorte, vereis que em poucas horas conseguiremos aqui trazer Eneias à frente de muitos guerreiros. Conhecemos bem o caminho, pois já o palmilhamos várias vezes durante as caçadas, chegando mesmo a acompanhar o rio até um lugar de onde, por entre os vales escuros, avistamos as primeiras casas do reino de Arcádia.

O prudente Aletes, já curvado pelos anos, respondeu-lhes então:

— Deuses da minha pátria, sob cuja protecção sempre está Tróia, vós não tencionais, apesar de todos os perigos por que passamos, destruir inteiramente a nossa raça, pois ainda suscitais tanta coragem e valor nos guerreiros descendentes de Dárdano.

Assim falando, abraçava os jovens e apertava-lhes a mão direita, enquanto as lágrimas lhe calam pelo rosto copiosamente. E continuou:

— Que recompensas, que prémios dignos julgais que vos podem ser concedidos, ó guerreiros, por actos de tão assinalado vigor? Serão os deuses e a vossa própria consciência que mais vos premiarão, mas também Eneias não deixará passar tal amor ao dever sem ser reconhecido, e aqui, fascínio, ainda no vigor da idade, o conservará vivo por muitos e muitos anos.

<< Página Anterior

pág. 163 (Capítulo 9)

Página Seguinte >>

Capa do livro Eneida
Páginas: 235
Página atual: 163

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
A Queda de Tróia 1
Partem os Troianos 20
Eneias Chega a Cartago 38
Eneias e Dido 57
Os Jogos Fúnebres 79
Eneias no Mundo das Sombras 102
Os Troianos Desembarcam na Itália 124
Eneias em Apuros 141
Os troianos são Cercados 157
A Assembleia dos Deuses 177
O Rei Latino Pede Paz 195
O Combate Final 215