Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
> > > Página 17

Capítulo 1: A Queda de Tróia

Página 17

Enquanto isso, os incêndios aproximavam-se deles, pelas muralhas e pelos telhados.

—Vamos, pois, querido pai, eu te levarei às minhas costas. Seremos um sã nessa fuga, para o perigo e para a fortuna. Creusa acompanhar-me-á bem como o menino Ascânio e todos os servos e guerreiros que assim o desejarem. Quem sai da cidade, logo depara com uma colina onde existe um velho templo de Ceres, há muito abandonado. Seguindo caminhos diversos, todos procuraremos atingir aquele ponto. Tu, ó pai, toma os objectos sagrados e as imagens dos deuses domésticos, pois, saindo eu de tantas lutas e morticínio, não seria justo que os tocasse antes de banhar-me em águas correntes.

Cobrindo as costas com uma pele de leão, Eneias ergueu o seu velho pai. O menino Ascânio deu-lhe a mão, seguindo-o com os passinhos apressados. A esposa Creusa acompanhava-o mais atrás. Evitando os lugares iluminados, avançaram cautelosamente pelas ruas sombrios. A Eneias, a quem a* há bem pouco não aterravam as chuvas de lanças e os batalhões inimigos avançando de espada nua, tudo fazia estremecer. Qualquer som o sobressaltava, temendo pelo companheiro e pela carga preciosa. Já se aproximavam das portas, parecendo-lhes mesmo ter percorrido todo o caminho quando, de repente, lhes chegou aos ouvidos o som de passas cadenciados. O ancião, olhando para a escuridão, exclamou:

— Ó filho, foge, que vejo aproximarem-se escudos brilhantes e metais reluzentes.

Assustado e confuso, Eneias apressou a caminhada, embrenhando-se por vielas e becos pouco conhecidos, abandonando o percurso que lhe ser tão familiar. Olhando, passado um momento, para trás, a fim de ver se todos o seguiam de perto, parou subitamente, pois não via a sua esposa Creusa. De facto, nunca mais a veria.

«Ter se ia perdido — pensou — ou parou para descansar? Que outro destino terrível teve? Ó Deuses do Céu, ter-se-á Creusa atrasado, cansada e sido atacada e morta por aquela patrulha de gregos que acabamos de ver?»

<< Página Anterior

pág. 17 (Capítulo 1)

Página Seguinte >>

Capa do livro Eneida
Páginas: 235
Página atual: 17

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
A Queda de Tróia 1
Partem os Troianos 20
Eneias Chega a Cartago 38
Eneias e Dido 57
Os Jogos Fúnebres 79
Eneias no Mundo das Sombras 102
Os Troianos Desembarcam na Itália 124
Eneias em Apuros 141
Os troianos são Cercados 157
A Assembleia dos Deuses 177
O Rei Latino Pede Paz 195
O Combate Final 215