Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
> > > Página 176

Capítulo 9: Os troianos são Cercados

Página 176

Chegando aos ouvidos dos intrépidos chefes Seresto e Menesteu, a notícia do estrago que o chefe rótulo fazia dentro das suas próprias fortificações e do pavor que a todos infundia, enfureceram-se estes e Menesteu bradou aos que corriam:

— Para onde fugireis mais longe? Para ande vos leva essa corrida? Que outros muros e trincheiras tendes depois destes? Um só homem, ó guerreiros, cercado por todos os lados no vosso próprio entrincheiramento, tem causado tantos danos nas vossas fileiras e enviou já tantos ao Orco? Não vos compadeceis, homens sem coragem, não vos envergonhais da vossa infeliz pátria, dos vossos antigos deuses domésticos, do vosso chefe Eneias?
Inflamados por tais palavras, os dardanios recobraram o animo e avançaram em fileiras cerradas. Turno, achado agora pelo número, ia recuando pouco a pouco na direcção do rio. Em grande algazarra, os defensores iam-no apertando cada vez mais e mais, como quando uma turba de caçadores persegue um leão irritado com dardos, enquanto a fera vai recuando, assombrada, ameaçadora, o olhar feroz, sem que quer a fúria quer o brio lhe façam voltar as costas, mas não podendo, também, romper em frente a floresta de armas. Também assim se ia afastando Turno. Irado, avançou por duas vezes, pondo todos em debandada para os muros, em grande confusão.

Mas agora era quase toda a guarnição do campo que o caçava. Nem mesmo Juno podia dar-lhe forças contra tantos, pois o Pai Júpiter, omnipotente, já lhe enviara a mensageira Íris, ordenando a sua esposa que retirasse imediatamente Turno do acampamento troiano. Nem o seu escudo, nem a sua espada, conseguiam resistir mais à avalanche que se lhe abatia em cima. De todos os lados lhe choviam os golpes. O seu capacete rangia com as espadeiradas, calam-lhe setas aos montes em cima e a sua armadura retinia com as pedradas. A couraça abria-se nas costuras e as plumas vermelhas, que ainda há pouco ondulavam orgulhosas ao vento, tinham sido cortadas. O seu escudo estava cheio de mossas. Não podendo resistir já ao martelar incessante, Turno abeirou-se da própria barranco do Tibre e atirou-se às águas amarelas que o levaram para a outra margem, onde, rejubilantes, os companheiros o acolheram.

<< Página Anterior

pág. 176 (Capítulo 9)

Página Seguinte >>

Capa do livro Eneida
Páginas: 235
Página atual: 176

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
A Queda de Tróia 1
Partem os Troianos 20
Eneias Chega a Cartago 38
Eneias e Dido 57
Os Jogos Fúnebres 79
Eneias no Mundo das Sombras 102
Os Troianos Desembarcam na Itália 124
Eneias em Apuros 141
Os troianos são Cercados 157
A Assembleia dos Deuses 177
O Rei Latino Pede Paz 195
O Combate Final 215