Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
> > > Página 229

Capítulo 12: O Combate Final

Página 229

(continuou)

— O rei não sabe que partido tomar, enquanto a tua querida e muito afeiçoada tia e rainha Amata se desligou por suas próprias mãos deste mundo. Apenas Messapo e Atinas resistem ainda frente às portas, mas cresce e eriça-se um oceano de dardos a seu redor e as setas das falanges troianas escondem a luz do Sol. E enquanto tudo isso acontece, tu diriges o teu carro pelo campo deserto!

Turno, estupefacto e confuso pelas muitas informações recebidas, encheu-se de vergonha e de dor. O amor próprio e o orgulho ficaram feridos profundamente, enquanto se lhe agitava no coração a cólera — por ter sido ludibriado —, e o altivo sentimento do valor pessoal. Tudo lhe fervia no pensamento. Voltando à calma depois de uns momentos, olhou na direcção da cidade. Mas já grossos rolos de fumaça se elevavam para o céu e as chamas brilhavam à distancia. O inimigo tinha incendiado uma alta torre, que ele, Turno, fizera construir para a defesa, imponente no seu tamanho e móvel sobre rodas.

— Cara irmã — exclamou —, cessa de demorar-me, que os destinos assim o exigem. Está escrito que deverei enfrentar Eneias em duelo singular e também que morrerei de morte gloriosa, sem ser desonrado. Deixa-me, irmã, eu te peço.

Deixando Juturna entristecida, saltou do carro e disparou veloz pela planície, entre os inimigos, debaixo das setas e rompendo pelos batalhões. Aproximando-se dos portões, onde Messapo e Atinas, com coragem indómita, resistiam com poucos homens à vaga da falange troiana prestes a engoli-los, Turno levantou o braço e gritou com todas as suas forças:

— Parai já, ó rótulos, e vós, ó latinos, sustai os vossos dardos. Eu só, como o pacto o exigia, deverei resolver a disputa com a minha espada. Que venha Eneias, pois anseio por encontrá-lo, face a face, homem a homem.

Afastaram-se todos, abrindo um grande círculo, e Eneias, que ouvira o chamado, teve o coração inundado de alegria e mandou, apressado, suspender o ataque à cidade. Pararam todos, tomando posição, para melhor verem o combate.

<< Página Anterior

pág. 229 (Capítulo 12)

Página Seguinte >>

Capa do livro Eneida
Páginas: 235
Página atual: 229

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
A Queda de Tróia 1
Partem os Troianos 20
Eneias Chega a Cartago 38
Eneias e Dido 57
Os Jogos Fúnebres 79
Eneias no Mundo das Sombras 102
Os Troianos Desembarcam na Itália 124
Eneias em Apuros 141
Os troianos são Cercados 157
A Assembleia dos Deuses 177
O Rei Latino Pede Paz 195
O Combate Final 215