Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
> > > Página 29

Capítulo 2: Partem os Troianos

Página 29

Assim falava Andrómaca, suspirando e chorando, quando chegou Heleno, herói filho de Príamo, acompanhado de grande séquito. Reconhecendo os seus patricios, saudou-os alegre e levou-os para o palácio. Ao aproximarem-se da cidade, os recém-chegados estacaram, maravilhados. Ali estava uma pequena Tróia e também uma Pérgamo em tamanho menor. E mais um riacho, a que Heleno chamava de Xantos, e um templo a Apolo.

Durante alguns dias os troianos gozaram dos favores da cidade amiga. O rei fazia os impossíveis para lhes tornar a vida agradável e doce. Eneias, ansioso por partir, via o vento que enfunava as velas, mas resolveu primeiro aconselhar-se com Heleno, que tinha o dom da profecia. Perguntou-lhe então:

— Ó filho de Tróia, intérprete dos deuses, que conheces as vontades de Apolo, que lês nas tripodes, nos ramos de louro, que conheces os astros, o canto das aves, os presságios do seu voo, vamos, fala. Sabes que os augúrios divinos me têm indicado incessantemente que demande a itália. Diz, pois, qual é o nosso destino, que perigos nos esperam e como os poderemos evitar. A Harpia Celeno profetizou-nos uma terrível fome antes que alcancemos o nosso objectivo.

Heleno, depois de imolar alguns novilhos aos deuses, segundo o costume, desatou as fitas da cabeça e pediu as bênçãos do céu. Depois, conduzindo Eneias ao templo, assim respondeu:

— Ó Eneias, filho de uma deusa! Porque tenho a certeza que os deuses te guiarão pelos mares adentro até às terras da Itália e do Lácio, contar-te-ei os desígnios dos Céus, para que possas evitar os perigos que te assaltarão na longa viagem. No entanto, é preciso primeiro que não te impressiones com a lúgubre profecia da Harpia. Em segundo lugar, deixa-me dizer-te que não estás tão perto da Itália quanto pensas. Deverás navegar para o ocidente por muitos mares desconhecidos, antes que vejas as costas rochosas que são o teu destino. Mas evita, cauteloso, o litoral que primeiro avistares, pois são as costas orientais da Itália, povoadas pelos perversos gregos.

<< Página Anterior

pág. 29 (Capítulo 2)

Página Seguinte >>

Capa do livro Eneida
Páginas: 235
Página atual: 29

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
A Queda de Tróia 1
Partem os Troianos 20
Eneias Chega a Cartago 38
Eneias e Dido 57
Os Jogos Fúnebres 79
Eneias no Mundo das Sombras 102
Os Troianos Desembarcam na Itália 124
Eneias em Apuros 141
Os troianos são Cercados 157
A Assembleia dos Deuses 177
O Rei Latino Pede Paz 195
O Combate Final 215