Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
> > > Página 43

Capítulo 3: Eneias Chega a Cartago

Página 43

Júpiter, olhando, do seu majestoso trono no Olimpo, para o mar, as terras, os litorais e os povos espalhados, fixou a vista no reino da Líbia. Vénus, com os olhos banhados em lágrimas, aproximou-se dele, dizendo:

— Ó tu, que governas eternamente as coisas não só dos homens má também dos deuses e os amedrontas com o teu raio! Que crime tamanho pôde o meu Eneias, que coisa horrenda puderam os troianos comete contra ti, que não lhes permites que cheguem às terras da Itália? Não havia prometido que desses remanescentes dos troianos sairia, com o passar do anos, a rasa dos romanos, que seriam dirigentes de outros povos, possui dores do mar e donos da terra toda? Porque mudaste, ó pai? Sabendo d^( destino glorioso que os esperava, consolava-me eu da triste sorte de Tróia incendiado e queimada. Mas a fortuna continua a ser-lhes ingrata. Ó grande rei, quando porás fim a isso? Porque permitiste que os nossos navios fossem destruídos e o meu filho querido e os seus companheiros lançados a uma praia deserta? Porque Ihes destruíste tantos barcos e os colocaste [ao afastados na costa italiana? É essa a recompensa da virtude?

Júpiter, sorrindo para Vénus, com o rosto sereno, beijou-a levemente nos lábios e disse:

— Não tenhas medo, ó filha, que os destinos dos teus permanecerão imutáveis. Ele, o grande Eneias, verá as costas do Lacio como prometi, e a sua fama chegará às estrelas. Não é outra a minha intenção. Dir-te-ei, pois, revelando-te os segredos do destino, já que tanto te atormentas, que ele fará uma grande guerra na Itália, subjugará os povos ferozes, dará cidades e leis aos homens, fundando uma grande metrópole com muralhas, a que chamará Lavínio, em honra de sua esposa. O pequeno Ascânio, que então será chamado fulo, suceder-lhe-á no trono e reinará por trinta anos. Mudará a sede da cidade, de Lavínio para Alba Longa, transformando esta numa fortaleza fortíssima. Ali dominará a dinastia de Heitor, até que uma rainha sacerdotisa, Reia Sílvia, dê à luz dois gémeos: Rómulo e Remo, filhos de Marte, o deus da guerra, os quais serão amamentados por uma loba.

<< Página Anterior

pág. 43 (Capítulo 3)

Página Seguinte >>

Capa do livro Eneida
Páginas: 235
Página atual: 43

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
A Queda de Tróia 1
Partem os Troianos 20
Eneias Chega a Cartago 38
Eneias e Dido 57
Os Jogos Fúnebres 79
Eneias no Mundo das Sombras 102
Os Troianos Desembarcam na Itália 124
Eneias em Apuros 141
Os troianos são Cercados 157
A Assembleia dos Deuses 177
O Rei Latino Pede Paz 195
O Combate Final 215