Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
> > > Página 49

Capítulo 3: Eneias Chega a Cartago

Página 49

Ali brilhavam os feitos de Agamémnon, de seu irmão Menelau e de Aquiles, filho de Peleu, e também aparecia Príamo, rei de Tróia. Eneias, sentindo chegarem-lhe lágrimas aos olhos, virou-se para o seu amigo e exclamou:

— Ó Acates, que lugar, que região, que terra ainda não conhecerá as nossas desventuras? Eis Príamo! Aqui também vemos as boas acções recompensadas e as tristezas e aflições regadas por lágrimas. Isto há-de trazer-nos alguma coragem, companheiro, pois o reconhecimento da nossa linhagem só nos pode ser vantajoso nessa terra estranha.

Com os olhos enevoados de lágrimas, permaneceu longo tempo a observar as figuras. Aqui eram os gregos fugindo em debandada em torno da cidadela de Pérgamo, seguidas de perto pelos aguerridos jovens troianos. Ali eram estes que corriam para as suas muralhas, perseguidos por Aquiles, enfeitado de plumas, que os acossava no seu carro. Mais adiante, via-se o rei Reso da Trácia, assassinado durante o sono por Diomedes, e também as mulheres troianas, de cabeça baixa e com os longos cabelos em desalinho sobre o rosto, que se dirigiam ao templo de Minerva levando à deusa como oferenda uma túnica ornamental, com esperança de que Minerva atendesse às suas súplicas. Lá estava Tróilo, filho de Príamo, estrangulado por Aquiles em combate singular, e Heitor, o herói troiano, a quem o mesmo grego matara, desfilando em seguida três vezes em frente às muralhas da cidade com o corpo arrastado pela biga. Num outro quadro, Príamo estendia os braços, suplicando o corpo de Heitor, que Aquiles propusera entrega-ta troco de resgate. A visão do carro e do cadáver do amigo arrancou um grande gemido do peito de Eneias. Reconheceu-se também a si mesmo, lutando contra os príncipes gregos Aquiles e Diomedes. Viu também Pentesileia conduzindo aguerrida os batalhões de amazonas, com os seus escudos em forma de lua.

Eneias estava embevecido na contemplação dos quadros do templo, quando dele se aproximou Dido, a rainha, com o seu porte elegante e acompanhada de um numeroso séquito de jovens.

<< Página Anterior

pág. 49 (Capítulo 3)

Página Seguinte >>

Capa do livro Eneida
Páginas: 235
Página atual: 49

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
A Queda de Tróia 1
Partem os Troianos 20
Eneias Chega a Cartago 38
Eneias e Dido 57
Os Jogos Fúnebres 79
Eneias no Mundo das Sombras 102
Os Troianos Desembarcam na Itália 124
Eneias em Apuros 141
Os troianos são Cercados 157
A Assembleia dos Deuses 177
O Rei Latino Pede Paz 195
O Combate Final 215