Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
> > > Página 52

Capítulo 3: Eneias Chega a Cartago

Página 52

Com o coração transbordante de felicidade com as palavras de Dido, Eneias e os seus companheiros estavam ansiosos por romper a nuvem e apresentar-se. Falou então Acates:

— Ó homem nascido da deusa, que pensas agora fazer? Tudo corre bem, os homens e as armadas estão a salvo, só faltando um que nós próprios vimos submergir por entre as ondas. Tudo corresponde à profecia de tua mãe.

Apenas proferira estas palavras, a nuvem que os envolvia abriu-se repentinamente, desaparecendo no ar sereno. A figura de Eneias refulgia em luz deslumbrante, à semelhança de um deus. A própria Vénus lhe dera um lindo cabelo, mocidade no rosto e olhos cativantes, como o artista hábil dá ao marfim ou faz brilhar a prata reluzente ou o mármore de Pavos engastados em ouro.

Apresentou-se o herói à rainha e a ela se dirigiu com estas palavras:

— Eu sou Eneias, o troiano, a quem procurais e que foi salvo das ondas. Tu foste a única que te compadeceste da sorte de Tróia e que nos recebes no seio da tua cidade e do teu palácio, a nós, fugitivos dos gregos, exaustos de percorrer a terra e o mar, lutando contra os elementos e necessitado de todas as coisas. ó Dido, não está em nosso poder dar-te os devido agradecimentos, nem para tanto bastariam todas as posses da grande nação troiana, espalhadas por toda a terra. Que os deuses — se alguns deles olhar propicias para os bons, se justiça há em alguma parte, se o bem é pesado contra o mal—te tragam as divinas recompensas! Ó rainha, de que pai tão ditosos nasceste, que época tão gloriosa te vê viver! Enquanto os rio correrem para os mares, enquanto as sombras das árvores percorrerem o vales dos montes, enquanto o céu se encher de astros, sempre a tua honra e o teu nome serão louvados em todas as terras.

<< Página Anterior

pág. 52 (Capítulo 3)

Página Seguinte >>

Capa do livro Eneida
Páginas: 235
Página atual: 52

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
A Queda de Tróia 1
Partem os Troianos 20
Eneias Chega a Cartago 38
Eneias e Dido 57
Os Jogos Fúnebres 79
Eneias no Mundo das Sombras 102
Os Troianos Desembarcam na Itália 124
Eneias em Apuros 141
Os troianos são Cercados 157
A Assembleia dos Deuses 177
O Rei Latino Pede Paz 195
O Combate Final 215