Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
> > > Página 56

Capítulo 3: Eneias Chega a Cartago

Página 56

Assim dizendo, verteu sobre a mesa a taça de vinho bebendo em seguida. Ofereceu-a depois a Birias, aconselhando-o a beber. Ele, sequioso, fez esgotar a taça espumante. Depois, os outros chefes fizeram o mesmo. Enquanto isso, Iopas, de longos cabelos, tocava a lira dourada, entoando as canções que o célebre Atlas lhe ensinara. Cantava a Lua errante e os eclipses do Sol; a origem dos homens e dos animais, da chuva e do fogo; louvava a estrela Arturo, as Hiades chuvosas, os dois triões e as duas Ursas; explicava por que os sóis de Inverno se apressam tanto a mergulhar no oceano e por que há noites tão compridas. Os cartagineses aplaudiam-no ruidosamente e os troianos imitavam-nos.

Dido, sorvendo grandes goles do amor, prolongava a noite, fazendo muitas perguntas a Eneias sobre Príamo e o valente Heitor e sobre Diomedes, o filho de Tideu, sobre quão forte era Aquiles e sobre a sua armadura feita por Vulcano, ferreiro imortal dos deuses. Por fim, disse:

— Conta-me, Eneias, desde a primeira origem, as ciladas dos gregos e as tristezas dos teus. Fala-me das tuas peregrinações, pois já sete sóis são passados desde que partistes de Tróia.

<< Página Anterior

pág. 56 (Capítulo 3)

Página Seguinte >>

Capa do livro Eneida
Páginas: 235
Página atual: 56

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
A Queda de Tróia 1
Partem os Troianos 20
Eneias Chega a Cartago 38
Eneias e Dido 57
Os Jogos Fúnebres 79
Eneias no Mundo das Sombras 102
Os Troianos Desembarcam na Itália 124
Eneias em Apuros 141
Os troianos são Cercados 157
A Assembleia dos Deuses 177
O Rei Latino Pede Paz 195
O Combate Final 215