Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
> > > Página 82

Capítulo 5: Os Jogos Fúnebres

Página 82

O primeiro acontecimento dos jogos foi a regata, nela tomando parte as quatro embarcações mais rápidas da frota troiana. Mnesteu, com os seus robustos remadores, impelia a veloz Baleia. Gias comandava a grande Quimera, verdadeira cidade flutuante, impulsionado por três linhas de remadores. Sergesto conduzia a Centauro e na Cila ia Cloanto.

Naquele local havia, a certa distancia da costa, um rochedo batido pelas ondas espumantes, mas que se elevava tranquilo sobre a superfície da água, servindo de pouso as aves marinhas quando o mar estava calmo. Foi lá qu Eneias colocou, como sinal para os corredores da regata, uma baliza verde feita de um ramo frondoso. Seria ali que as embarcações deveriam da a volta e regressar ao litoral.

Tiraram à sorte para escolher as raias. Os próprios comandantes do barcos, de pé nas popas, brilhavam nas armaduras de ouro e púrpura enquanto os jovens remadores, nus até à cintura, se sentavam nos banco e empunhavam os remos. Atentos, nervosos, todos aguardavam o sinal dá partida o coração cheio de desejo pelos louvares da vitória. Soou a trombeta e os remos mergulharam juntos no oceano, levantando a branca espuma Como cães livres das pelas, lançaram-se os navios ao mesmo tempo par. a frente, abrindo sulcos no mar. E os remadores, estimulados pelos gritos dos capitães, enterravam os remos na água calma. Nunca giraram tão rápidas as rodas da biga numa corrida, quando os condutores chicoteiam os corcéis galopantes e sacodem as rédeas sobre as crinas esvoaçantes. A multidão, reunida no litoral, irrompeu em aplausos e gritos frenéticos, estimulando os seus favoritos. A floresta e os morros ressoavam com o gritar de dez mil gargantas.

Gias passou à frente dos outros competidores e o seu barco deslizava veloz sobre as ondas. Seguindo-o de perto, vinha Cloanto, superior em remadores, mas cujo navio era mais pesado. Um pouco atrás a Baleia e a Centauro corriam emparelhadas, com pequena vantagem ora para uma, ora para outra.

<< Página Anterior

pág. 82 (Capítulo 5)

Página Seguinte >>

Capa do livro Eneida
Páginas: 235
Página atual: 82

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
A Queda de Tróia 1
Partem os Troianos 20
Eneias Chega a Cartago 38
Eneias e Dido 57
Os Jogos Fúnebres 79
Eneias no Mundo das Sombras 102
Os Troianos Desembarcam na Itália 124
Eneias em Apuros 141
Os troianos são Cercados 157
A Assembleia dos Deuses 177
O Rei Latino Pede Paz 195
O Combate Final 215