Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 7: LIVRO V

Página 108
A cavalaria de toda a Gália reúne-se no mesmo ponto, em número de quatro mil homens, bem como os principais de todos os Estados: César resolvera deixar na Gália apenas aquele pequeno número cuja fidelidade lhe era conhecida, e levar consigo os outros como reféns, porque temia um levantamento da Gália na sua ausência.

VI - No número destes chefes encontrava-se o Éduo Dúmnorix, de quem já falámos. Era dos primeiros que César resolvera conservar consigo, porque conhecia o seu gosto pela aventura, o seu gosto pelo poder, a sua coragem, o seu grande crédito junto dos Gauleses. Além disso, Dúmnorix dissera numa assembleia dos Éduos que César lhe oferecia ser rei do Estado, proposta que era penosa para os Éduos, sem que tivessem a ousadia de enviar deputados a César para recusar ou para lhe pedir que a tal renunciasse. César conhecera o facto pelos seus hóspedes. Dúmnorix começou por tentar todas as súplicas, para ficar na Gália, alegando ou a sua falta de hábito da navegação e o seu receio pelo mar, ou pretensos impedimentos religiosos. Quando viu que lhe era recusado com obstinação o que pedia, e que toda a esperança de o obter lhe era arrebatada, começou a fazer intriga junto dos chefes da Gália, tomando-os de parte e exortando todos a que ficassem no continente: «Não era sem razão, dizia ele, que se despojava a Gália de toda a sua nobreza; César tinha o desígnio de os levar para a Bretanha para aí fazer perecer todos aqueles que não ousava matar diante dos olhos dos Gauleses.» Aos outros jurava e fazia jurar executar de comum acordo o que julgassem útil aos interesses da Gália. Estas intrigas eram denunciadas a César por numerosos relatórios.

VII - Assim informado, César, devido à grande consideração que concedera ao Estado éduano, decidia tudo tentar para reter Dúmnorix e desviá-los dos seus projectos; por outro lado, ao vê-lo perseverar na sua louca conduta, decidiu tomar medidas para que ele não pudesse prejudicar os seus interesses e os do Estado.

<< Página Anterior

pág. 108 (Capítulo 7)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Guerra das Gálias
Páginas: 307
Página atual: 108

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
PREFÁCIO 1
CRONOLOGIA SUMÁRIA DA VIDA DE CÉSAR 7
LIVRO I 10
LIVRO II 47
LIVRO III 67
LIVRO IV 84
LIVRO V 105
LIVRO VI 140
LIVRO VII 167
LIVRO VIII 224
ÍNDICE HISTÓRICO E GEOGRÁFICO 256
NOTAS 299