Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 7: LIVRO V

Página 124
dupla emboscada nos bosques, num lugar favorável e encoberto, a cerca de dois mil passos, e ali esperaram a chegada dos Romanos; quando o maior parte da coluna se enfiou por um grande vale muito profundo (105), apareceram de súbito dos dois lados deste vale, caíram sobre a nossa retaguarda, impediram a nossa vanguarda de subir e encurralaram-nos no combate numa posição muito desfavorável.

XXXIII - Só então Titúrio como chefe que nada tinha previsto, se debate, corre para todos os lados e alinha as coortes; mas mesmo isso com hesitação e de uma maneira que deixa ver que tudo lhe falha ao mesmo tempo, como quase sempre acontece àqueles que são forçados a tomar uma decisão no preciso momento da acção. Mas Cota, que pensara que semelhante surpresa era possível no decorrer da marcha, e por esta razão, não aprovara a partida, nada esquecia quanto à salvação comum, e cumpria ao mesmo tempo o dever de general ao interpelar e exortar os soldados e o de um soldado ao combater. Como o comprimento da coluna permitia mal aos lugares-tenentes tudo fazer por si mesmos e providenciar ao que se impunha em cada lugar, deram ordem de abandonar as bagagens e formar em círculo. Esta resolução, se bem que não fosse repreensível num caso deste género, teve no entanto um efeito incómodo: ao mesmo tempo que diminuiu a confiança dos nossos soldados, reanimou o ardor combativo dos inimigos, pois parecia que tal resolução só podia ser ditada pelo medo e pelo desespero. Foi a causa, além disso, o que era inevitável, de em toda a parte os soldados abandonarem as insígnias para correrem às bagagens e delas tirarem o que tinham de mais precioso; não se ouvia mais que gritos e gemidos.

XXXIV - Os Bárbaros, ao contrário, não falharam no bom senso: os seus chefes mandaram anunciar por toda a linha de batalha que ninguém deveria abandonar a sua fileira; que tudo o que os Romanos deixassem seria o seu saque e estava-lhes reservado; que portanto só deviam ter em vista a vitória.

<< Página Anterior

pág. 124 (Capítulo 7)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Guerra das Gálias
Páginas: 307
Página atual: 124

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
PREFÁCIO 1
CRONOLOGIA SUMÁRIA DA VIDA DE CÉSAR 7
LIVRO I 10
LIVRO II 47
LIVRO III 67
LIVRO IV 84
LIVRO V 105
LIVRO VI 140
LIVRO VII 167
LIVRO VIII 224
ÍNDICE HISTÓRICO E GEOGRÁFICO 256
NOTAS 299