Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 8: LIVRO VI

Página 155
Garante-se que encerra muitas espécies de animais selvagens que não se vêem noutros lados. As que diferem mais das outras e parecem ser mais dignas de ser registadas são as seguintes.

XXVI - Em primeiro lugar um boi, tendo a forma de um veado, e trazendo no meio da testa, entre as orelhas, um corno único (119), mais alto e mais direito do que aqueles que nos são conhecidos; no seu cimo desabrocha espalmando-se e ramificando-se. Macho e fêmea são do mesmo tipo, têm cornos da mesma forma e da mesma grandeza.

XXVII - Existem também os animais que se chamam alces. A sua forma e a variedade da sua pelagem parece-se com a das cabras; ultrapassam-nas um pouco no tamanho e têm cornos truncados e pernas sem articulações e sem nós; não se deitam para dormir; e se, acidentalmente caírem, já não podem endireitar-se nem levantar-se (120). As árvores servem-lhes de camas, nelas se apoiam, e é assim, simplesmente um pouco inclinados, que saboreiam o repouso. Quando, seguindo a sua pista os caçadores ficam a saber o seu refúgio habitual, desenraízam ou serram todas as árvores do local, mas de maneira que tenham o ar de estar ainda de pé. Os animais, ao nelas virem apoiar-se como habitualmente, fazem-nas vergar com o seu peso e caem com elas.

XXVIII - Uma terceira espécie é a dos animais que se chamam urus. Estão pelo tamanho um pouco abaixo dos elefantes, com o aspecto, a cor e a forma do touro. A sua força é grande e grande a sua velocidade: não poupam o homem nem o animal que avistarem. Para os apanhar usam fossos e matam-nos. Este género de caça é para os jovens um exercício que os habitua à fadiga.' Os que mataram mais destes animais trazendo os cornos a público, para provar a sua façanha, recebem grandes elogios. Aliás não é possível habituar o urus ao homem nem domesticá-lo, mesmo apanhando-o ainda pequeno.

<< Página Anterior

pág. 155 (Capítulo 8)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Guerra das Gálias
Páginas: 307
Página atual: 155

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
PREFÁCIO 1
CRONOLOGIA SUMÁRIA DA VIDA DE CÉSAR 7
LIVRO I 10
LIVRO II 47
LIVRO III 67
LIVRO IV 84
LIVRO V 105
LIVRO VI 140
LIVRO VII 167
LIVRO VIII 224
ÍNDICE HISTÓRICO E GEOGRÁFICO 256
NOTAS 299