Os seus cornos diferem muito pela grandeza, pela forma, pelo aspecto dos nossos bois. São cuidadosamente procurados; rodeiam-lhes os bordos de prata e servem-se deles nos grandes festins como de taças.
XXIX - César, quando soube pelos batedores Úbios que os Suevos se tinham refugiado nas florestas, receou que lhe faltasse o trigo, porque, tal como se viu, a agricultura está muito negligenciada entre todos os Germanos, e decidiu não ir mais longe. Mas, para não tirar aos bárbaros toda a razão de temer o seu regresso e para atrasar os seus socorros, depois de ter reconduzido as suas tropas, manda cortar atrás de si num comprimento de duzentos pés a parte da ponte que tocava nas margens dos Úbios, e construiu na extremidade da ponte uma torre de quatro andares, deixando para a defender uma guarda de doze coortes e fortificando esta posição com grandes entrincheiramentos. Confia o comando da posição e da guarnição ao jovem Caio Volcácio Tulo. Como as searas começavam a amadurecer, parte para fazer guerra a Ambiorix, através da floresta das Ardenas, a maior de toda a Gália, e que se estende das margens do Rena e do país dos Tréviros aos Nérvios num comprimento de mais de quinhentas milhas. Envia à frente Lúcio Minúcio Basilo com toda a cavalaria, para ver se poderia tirar vantagem de uma marcha rápida ou de alguma oportunidade favorável; recomenda-lhe que proíba as fogueiras no campo, para não assinalar ao longe a sua aproximação; e declara-lhe que o segue de perto.
XXX - Basilo executa as suas ordens e, com uma marcha tão rápida quanto inesperada, apanha grande número de inimigos que trabalhavam sem desconfiança no campo; com as suas indicações, segue direito para onde se dizia estar Ambiorix (121) com alguns cavaleiros.