Ninguém pensou no saque: excitados pela lembrança do massacre de Génabo e pelas fadigas do assédio, não pouparam velhos, nem mulheres, nem crianças. Enfim, num total de cerca de quarenta mil homens, talvez nem oitocentos, que fugiram da praça aos primeiros gritos, chegaram sãos e salvos junto de Vercingétorix. Este, receando que a sua chegada súbita e a impressão de piedade que se apoderaria da multidão excitassem um motim, recebeu-os em plena noite e em silêncio, depois de ter mandado colocar longe, no caminho, os seus companheiros de armas e os chefes dos Estados, que tinham ordem para os separar e os conduzir aos diversos quartéis atribuídos a cada um destes Estados desde o começo da guerra.
XXIX - No dia seguinte, tendo convocado o conselho, consolou-os e exortou-os «a não se deixarem abater nem perturbar por um revés: não fora pelo seu valor e em batalha campal que os Romanos os tinham vencido, mas graças a uma prática e a uma arte de assédios, de que eles não tinham experiência; estava enganado quem só esperasse triunfos na guerra; ele nunca fora de opinião que se defendesse Avárico, e de talos tomava como testemunhas: a infelicidade fora devida à imprudência dos Bitúriges e à excessiva complacência dos outros; ele depressa o repararia, no entanto, por maiores vantagens. Os Estados, gauleses até então separados dos outros, iam, pelos seus cuidados, entrar na sua aliança e ele faria de toda a Gália um só e mesmo feixe de vontades, ao qual o mundo inteiro não poderia resistir; este resultado, quase o tinha atingido. Entretanto a salvação comum exigia que se pusessem a fortificar o campo, para melhor poderem repelir os súbitos ataques do inimigo».
XXX - Este discurso não deixou de agradar aos Gauleses: agradeceram-lhe principalmente por não ter ficado desencorajado com golpe tão rude e não se ter escondido nem furtado aos olhares.