Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 3: LIVRO I

Página 24
César conduz as suas tropas para uma colina vizinha e ordena-as em linha de batalha. Labieno, que tinha ordem para não travar combate, antes de ver perto do campo inimigo as tropas de César, a fim de que o ataque contra os inimigos se fizesse simultaneamente em todos os pontos, esperava os nossos depois de se ter apoderado da montanha e tratava de não combater. Foi só quando o dia já ia muito adiantado que César soube pelos batedores que eram os seus que ocupavam a montanha, que os Helvécios tinham levantado o campo e que Consídio, enlouquecido pelo medo, fizera um falso relatório acreditando ter visto o que não vira. Nesse mesmo dia, César segue os inimigos à distância habitual e estabelece o seu campo a três mil passos do campo deles (23).

XXIII - No dia seguinte, como já só restassem dois dias até ao momento em que seria preciso distribuir trigo ao exército, e em que se estava apenas a dezoito mil passos de Bibracte, de longe a maior e a mais rica cidade dos Éduos, achou que era preciso providenciar o abastecimento, deixou os Helvécios e dirigiu-se a Bibracte (24). Trânsfugas de Lúcio Emílio, decurião da cavalaria gaulesa, disto advertem o inimigo. Os Helvécios, atribuindo ao medo a retirada dos Romanos, tanto mais que na véspera, estando senhores das alturas, não tinham travado combate, ou esperando talvez cortar-lhes os víveres, modificaram os seus projectos e, fazendo meia-volta, puseram-se a seguir e a espicaçar a sua retaguarda.

XXIV - Quando disto se apercebeu, César conduziu as suas tropas para a colina vizinha (25) e enviou a cavalaria para suster o ataque do inimigo. Ao mesmo tempo, dispôs quatro legiões de veteranos em três linhas, meio da colina e, por cima dela, no cimo, duas legiões que recentemente alistara na Gália Citerior, com todas as tropas auxiliares; tendo assim guarnecido de homens toda a montanha, mandou ao mesmo tempo reunir todas as bagagens num só lugar e fortificá-lo pelas tropas estabelecidas na posição mais elevada.

<< Página Anterior

pág. 24 (Capítulo 3)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Guerra das Gálias
Páginas: 307
Página atual: 24

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
PREFÁCIO 1
CRONOLOGIA SUMÁRIA DA VIDA DE CÉSAR 7
LIVRO I 10
LIVRO II 47
LIVRO III 67
LIVRO IV 84
LIVRO V 105
LIVRO VI 140
LIVRO VII 167
LIVRO VIII 224
ÍNDICE HISTÓRICO E GEOGRÁFICO 256
NOTAS 299