parte da Gália vazia de tropas. Ficou poucos dias na Província, percorrendo rapidamente todas as assembleias, considerando as controvérsias políticas, recompensando os serviços prestados (podia, com efeito, muito facilmente reconhecer de que sentimentos fora cada um animado para com a República, nesta revolta de toda a Gália, à qual a fidelidade e os socorros da Província o tinham posto em estado de resistir). Quando terminou voltou para junto das suas legiões na Bélgica e invernou em Nemetoceno.
XLVII - Sabe ali que Cómio, o atrébato, deu batalha à sua cavalaria. António chegara aos seus quartéis de Inverno, e o Estado dos Atrébatos mantinha-se no seu dever; mas Cómio, desde o ferimento de que antes falei, estava sempre pronto para secundar todos os movimentos dos seus concidadãos e para ser o agitador e o chefe daqueles que queriam empreender a guerra; enquanto o seu Estado obedecia aos Romanos, entregava-se ele com a sua cavalaria a actos de banditismo de que viviam, ele e os seus companheiros, infestando os caminhos e interceptando os comboios destinados aos quartéis de Inverno dos Romanos.
XLVIII - António tinha por prefeito de cavalaria Caio Voluseno Quadrato, que devia passar o Inverno com ele. Envia-o em perseguição da cavalaria dos inimigos. Voluseno, que unia a uma singular coragem um grande ódio a Cómio, ainda com mais gosto fez o que lhe era ordenado. Assim, armando emboscadas, atacando com muita frequência os cavaleiros inimigos, travava combates felizes. Por fim, no decorrer de um recontro particularmente vivo, e onde Voluseno, arrebatado pelo desejo de apanhar Cómio em pessoa, o perseguia com demasiado ardor com fraca escolta, Cómio que o atraíra para muito longe numa fuga desvairada, invocando de repente a honra e o auxílio dos seus companheiros, roga-lhes que não deixem sem vingança os ferimentos devidos à perfídia; e volta rédeas, separa-se dos seus com audácia, lança-se contra o prefeito.