Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 10: LIVRO VIII

Página 254
» E não só tomou este compromisso, como quis ainda, por sua própria iniciativa, submetê-lo aos votos; os cônsules e os amigos de Pompeu a tal se opuseram, e o Senado interrompeu as sessões apaziguando o caso.

LIII - Estava ali um importante testemunho dos sentimentos de todo o Senado e que se harmonizava bem com um facto anterior. Marcelo, com efeito, no ano precedente (209), procurando abater César, contrariamente à lei de Pompeu e de Crasso (210), levara à ordem do dia do Senado, antes de tempo, a questão das províncias de César; como, depois da discussão, a submetia à votação, Marcelo, que procurava, atacando César, satisfazer todas as suas ambições, viu o Senado em grande número alinhar por uma outra opinião. Estes desaires, longe de desencorajarem os inimigos de César, avisavam-nos apenas de que tinham de preparar meios mais poderosos, graças aos quais poderiam forçar o Senado a aprovar as suas próprias decisões.

LIV - Em seguida um senátus-consulto decide que uma legião seria enviada para a guerra dos Partos por Cneu Pompeu, outra por Caio César; mas é evidente- que as duas legiões são tiradas ao mesmo. Porque Cneu Pompeu dá, como sendo do seu contingente, a primeira legião que enviara a César, depois de a ter recrutado na província da Gália. Contudo, ainda que as intenções dos seus adversários de modo algum oferecessem dúvidas, César restituiu a Pompeu a sua legião e, de acordo com o senátus-consulto, enviou em seu nome a décima quinta, que tinha na Gália Citerior. Em sua substituição, envia para Itália a décima terceira, para ocupar os postos que a décima quinta abandonava. Ele próprio atribui quartéis de Inverno ao seu exército; coloca Caio Trebónio na Bélgica com quatro legiões; envia Caio Fábio para o país dos Éduos com o mesmo número.

<< Página Anterior

pág. 254 (Capítulo 10)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Guerra das Gálias
Páginas: 307
Página atual: 254

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
PREFÁCIO 1
CRONOLOGIA SUMÁRIA DA VIDA DE CÉSAR 7
LIVRO I 10
LIVRO II 47
LIVRO III 67
LIVRO IV 84
LIVRO V 105
LIVRO VI 140
LIVRO VII 167
LIVRO VIII 224
ÍNDICE HISTÓRICO E GEOGRÁFICO 256
NOTAS 299