Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
Navegar

Capítulo 11: ÍNDICE HISTÓRICO E GEOGRÁFICO

Página 257

Ambarros - Pequeno Estado céltico, cliente dos Éduos; estendia-se, como o seu nome indica, pelas duas margens do Saône (amb-Arari) e ocupava o ângulo formado pelo Saône e pelo Ródano, ou seja um território compreendendo uma parte do actual departamento do Ain (região de Annonay e de Ambérieu). I, 11, 14.

Ambianos - Estado da Bélgica; estendia-se, como o seu nome indica, pelas duas margens de um rio (o Soma), ao norte dos Belóvacos, e ocupava um território correspondente mais ou menos ao actual departamento do Soma. A sua capital era Samarobriva, hoje Amiens. 11, 4, 15; VII, 75; VIII, 7.

Ambibários - Estado da Céltica; estendia-se, como o seu nome indica, pelas duas margens de um rio, e ocupava sem dúvida, ao norte dos Rédones, um território correspondente ao sul do actual departamento da Mancha e ao norte do de IlIe-et-Vilaine. VII, 75.

Ambiliatos - Pequeno Estado da Céltica, aliado dos Vénetos, que uns identificam com o dos Ambibarii, e que outros situam ao sul dos Andes, na margem esquerda do Líger, quer dizer na parte meridional do actual departamento de Maine-et-Loire. 111, 9, 10.

Ambiorix - Chefe gaulês, eleito magistrado supremo dos Eburões com o velho Catuvolco, não se deixa seduzir por César; tem parte activa no levantamento do Norte da Gália, surpreende e massacra numa emboscada os lugar-tenentes Quinto Titúrio Sabino e Lúcio Aurunculeio Cota e procura em vão forçar o campo de Quinto Cícero; no ano seguinte, não obstante a morte de Catuvolco, continua a luta contra César, que põe a ferro e fogo o país dos Eburões; foge-lhe e reaparece dois anos depois, atraindo novos desastres ao seu país e desaparecendo então da cena. V, 24, 26, 27, 29-31, 36-38, 41; VI, 2, 5, 6, 29, 31-33, 42, 43; VIII, 24, 25.

<< Página Anterior

pág. 257 (Capítulo 11)

Página Seguinte >>

anúncio
Capa do livro A Guerra das Gálias
Páginas: 307
Página atual: 257

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
PREFÁCIO 1
CRONOLOGIA SUMÁRIA DA VIDA DE CÉSAR 7
LIVRO I 10
LIVRO II 47
LIVRO III 67
LIVRO IV 84
LIVRO V 105
LIVRO VI 140
LIVRO VII 167
LIVRO VIII 224
ÍNDICE HISTÓRICO E GEOGRÁFICO 256
NOTAS 299
Links Relacionados
 
Artigos: Porque lemos literatura | O Ensaio na literatura | O primeiro texto da língua portuguesa 
© 2010 Ciberforma Informática. Todos os direitos reservados. Contacto | Política de privacidade | Mapa do Site