Ambivaretos - Estado da Céltica, cliente dos Éduos, que sem dúvida se estendia a nordeste dos Arvernos, e ocupava uma parte do actual departamento do Allier (Elaver). VII, 75, 90.
Ambivaritus - Pequeno Estado da Bélgica, que se estendia, como o seu nome indica, pelas duas margens do rio Ivara «tanto no Brabante holandês, como nas terras baixas de Limburgo» (Jullian). IV, 9.
Anartes - Povo da Germânia ao norte da Dácia e no extremo oriental da floresta Hercínia, e acerca da qual só existem algumas raras informações de Ptolomeu. VI, 25.
Ancálites - Povo da Grã-Bretanha de origem belga, que sem dúvida habitava o norte de Berkshire e a parte ocidental do Middlesex. V, 21.
Andes - Estado céltico, que se estendia ao norte do Líger e pelas duas margens do Mayenne, entre os Namnétes a oeste, os Aulercos Cenomanos a --florte e os Túrones a leste, e que ocupava o território que foi depois o Anjou (departamento de Maine-eHoire e uma parte do departamento de Sarthe). II, 35; III, 7; VII, 4, 75; VIII, 26.
Andocumbório - Chefe gaulês, dos países dos Remos, deputado com ício junto de César para lhe oferecer a submissão dos seus compatriotas. 11, 3.
Antístio Regino (C.). - Lugar-tenente de César em 53 e 52; procede a alistamentos na Gália; depois, no ano seguinte, comanda uma legião em frente de Alésia, e, depois da tomada da cidade, é enviado ao território dos Ambivaretos. VI, 1; VII, 83 .
. António - O futuro triúnviro Marco António; neto do orador António e filho de Marco António, que fizera a guerra em C reta; parente de César por sua mãe Júlia, Lugar-tenente de César na Gália, em 52; questor em 51; comanda, no cerco de Alésia, o sector da planície de Laumes; depois da conquista da cidade, comanda os quartéis de Inverno de Bibracta, toma parte na expedição contra os Belóvacos, comanda os quartéis de Inverno da Bélgica, submete Cómio e é eleito áugure.