De onde o nome de Gália Togada, dada por Hírcio à Gália Cisalpina, que adoptara os costumes romanos e cujos habitantes usavam a toga. Nesta ordem de ideias a Gália Togada opunha-se à Gália Bragada (Província Narbonense e Aquitânia), cujos habitantes usavam uma espécie de calças, chamadas bragas (
braccatae). Enfim, por Gallia Comata, entende-se a Gália propriamente dita, cujos habitantes usavam longos cabelos.
Garona - O rio Garona. I, 1.
Garumnos - Povo da Aquitânia, que habitava as encostas dos Pirenéus, para as nascentes do Garona, no Midi do departamento do Alto Garona. III, 27.
Gates - Povo da Aquitânia, habitando na confluência do Gers e do Garona, no actual departamento do Gers. III, 27.
Gauleses - Os Gauleses (da raiz gal, bravo) são os habitantes da Gália independente Em duas passagens (I, 1 e VII, 30), a palavra designa apenas os habitantes da Gália Céltica opostos aos Aquitanos e aos Belgas. I, 1, etc.
Geidumnos - Pequeno povo da Bélgica cliente dos Nérvios, que habitavam na margem direita do Mosa, entre os Atuatucos e os Pleumóxios. V, 39.
Génabo - ver Cénabo.
Genebra - (Lat. Genova ou Genua) praça forte da Província romana, à entrada do lago Lemano e na fronteira do país dos Helvécios; torna-se sob o Império um vicus da colónia de Viena. I, 6, 7.
Gergóvia - Capital do Estado dos Arvernos, praça forte situada num planalto isolado de Gergoy, comuna de Roche-Blanche (Puy-de-Dôme), a 6 quilómetros ao sul da actual cidade de Clermont-Ferrand, e que comandava a planície de Limagne. O nome de Gergóvia é dado desde 1862 à aldeia vizinha, outrora Merdogne. VII, 4, 34, 36, 37, 38, 40, 41, 42, 43, 45.
Germânia, Germanos - Pelo nome de Germanos, César entende principalmente os povos que habitam para além do Reno (Germani transrhenani), mas dá também este nome a um certo número de povos habitando aquém do Reno (Germani cisrhenani).