I, 1, etc.
Gobanicião - Chefe gaulês do país dos Arvernos, tio de Vercingétorix, quer opor-se aos projectos de revolta do sobrinho; expulsa-o de Gergóvia, mas é expulso por sua vez pelos partidários de Vercingétorix. VII, 4.
Gorgóbina - Praça-forte dos Bóios, situada quer na confluência do Elaver e do Líger, e seria hoje Saint-Parize-Ie-Châtel (Niêvre), quer antes no vale de Aubois, pequeno afluente da margem esquerda do Líger, e seria hoje La Guerche. VII, 9.
Graiocelos - Pequeno povo habitando as encostas dos Alpes Graios, perto do monte Cenis. I, 10.
Grúdios - Povo da Bélgica, cliente dos Nérvios, habitando sem dúvida o território da Flandres oriental, nos arredores de Oudenarde.
Gutruato - Chefe gaulês do país dos Carnutes, instigado r do grande levantamento que se seguiu ao suplício de Acco em 52, sobrevive ao desastre de Alésia e furta-se durante algum tempo à perseguição dos Romanos; mas, depois da submissão dos Belóvacos, César faz com que ele seja entregue pelos próprios Carnutes e inflige-lhe um cruel suplício. VIII, 38.
H
Harudes - Povo da Germânia, que ocupava aproximadamente os territórios do Elba inferior, na região de Hamburgo. I, 31, 37, 51.
Helvécios - Povo da raça céltica, que ocupava a Suíça actual, depois de durante muito tempo ter habitado, segundo Tácito, entre a floresta Hercínia, o Reno e o Meno. O seu Estado dividia-se em quatro «países» de que dois: o país Tigurino e o país Verbígeno são nomeados por César; contava com 42 praças-fortes e 400 burgos. I, 1 e passim; IV, 10; VI, 25; VII, 75.
Hélvios - Povo da Gália Céltica, que ocupava, na orla da Província romana, o antigo Vivarais (actual departamento de Ardêche); os Cevenas separavam-nos, a noroeste, dos Arvernos.