Nérvios e explicaram-lhes que cada legião estava separada da seguinte por uma grande quantidade de bagagens, que seria fácil atacar a primeira legião à sua chegada ao campo, quando as outras legiões estivessem ainda a uma grande distância e antes que os soldados pousassem o saco no chão; que uma vez esta legião posta em fuga e as suas bagagens pilhadas, as outras já não ousariam fazer-lhes frente. O plano dos informadores estava tanto melhor concebido quanto os Nérvios, fracos em cavalaria (ainda hoje negligenciam este ponto, e toda a sua força vem da sua infantaria) têm o hábito antigo, para impedirem mais facilmente as incursões dos seus vizinhos, de cortar e de curvar jovens árvores, cujos numerosos ramos crescidos em largura e cruzando-se os espinheiros e silvados nos intervalos, formam vedações semelhantes a muros, barreira impenetrável aos olhos. Como estes obstáculos entravavam a marcha do nosso exército, os Nérvios consideraram que o conselho dado não era de negligenciar.
XVIII - A natureza do terreno que os nossos escolheram para o campo era a seguinte. Uma colina, desde o seu cimo, inclinava-se insensivelmente para o Sambre mencionado antes; em frente, na extremidade oposta, elevava-se uma colina de declive também suave; a sua parte inferior, em cerca de duzentos passos, estava descoberta; a sua parte superior, bastante arborizada para que o olhar nela não pudesse facilmente penetrar. Era nestes bosques que o inimigo se mantinha escondido; na parte descoberta, ao longo do no, não se viam mais que alguns postos de cavaleiros. A profundidade do curso de água era cerca de três pés.
XIX - César, precedido pela sua cavalaria, seguia a pouca distância com todas as suas tropas. Mas o plano e ordem da sua marcha diferiam daquela que os Belgas tinham relatado aos Nérvios.