Envia o seu lugar-tenente Quinto Titúrio Sabino com três legiões aos Unelos, Coriosolitos e aos Lexóvios, para manter este lado em respeito. Entrega ao jovem Décimo Bruto o comando da esquadra e dos navios gauleses fornecidos, por sua ordem, pelos Pictos, pelos Sântones e pelas outras regiões pacificadas, e diz-lhe para partir o mais cedo possível para o território dos Vénetos. Ele próprio para lá se dirige com as tropas de infantaria.
XII - Quase todas as cidades desta costa estavam situadas na extremidade de línguas de terra e sobre promontórios, e não ofereciam acesso aos peões, quando a maré estava cheia (o que se dá regularmente duas vezes em vinte e quatro horas), nem aos navios, porque na maré baixa os navios encalhariam nos baixios. Estava aí o duplo entrave ao cerco destas praças. Se por acaso, depois de trabalhos consideráveis, se conseguisse conter o mar com diques ou aterros e erguer estas obras até à altura das muralhas, os sitiados, quando desesperassem da sua fortuna, reuniriam numerosos navios, de que tinham grande quantidade, transportariam todos os seus bens e retirar-se-iam para as praças vizinhas, onde a natureza lhes oferecia as mesmas comodidades para se defenderem. Esta manobra foi-lhes tanto mais fácil durante uma grande parte do Verão, quanto os nossos barcos estavam retidos pelo mau tempo e quanto era extremamente difícil navegar num mar vasto e aberto, sujeito a grandes marés, sem portos ou quase sem portos.
XIII - Os navios dos inimigos, esses estavam construídos e armados da maneira seguinte: a quilha era' muito mais chata que a dos nossos, de modo que tinham menos a recear dos baixios e da vazante; as suas proas eram mais levantadas, e as popas apropriadas igualmente à força das vagas