Gente de Dublin - Cap. 8: Capítulo 8 Pág. 74 / 117

Nesse momento quem havia de aparecer? Higgins!...

É claro que era obrigado a fazer companhia ao grupo... Os outros pediram-lhe para contar a sua versão do caso, e ele fê-lo com grande vivacidade, porque a presença dos uísques era excitante. Todos riram como doidos, quando Higgins imitou o gesto de Mr. Alleyne, com o punho cerrado, ameaçando Farrington. Depois, imitou também Farrington na sua resposta, enquanto este olhava para os amigos, sorrindo e limpando do seu bigode gotas de licor que haviam ficado suspensas.

Depois, fizeram uma pausa. O'Halloran tinha dinheiro, mas os outros já estavam depenados, de modo que o grupo saiu da taberna. Na esquina da Rua Duke, Higgins e Nosey Flynn viraram para a esquerda, enquanto os outros rumaram para o centro da cidade. A chuva caía nas ruas tristonhas e quando chegaram ao Ballast Office, Farrington sugeriu uma visita ao bar escocês.

O botequim estava cheio de homens e de barulho. Os três amigos encostaram-se ao balcão e começaram a contar histórias. Leonard apresentou-os a um rapaz chamado Weathers, que trabalhava como acrobata no Tivoli. Farrington ofereceu uma bebida a todos. Weathers disse que tomaria um Irish e um Apollinaris. Farrington perguntou se os outros também queriam aquilo, mas os rapazes preferiram um uísque quente. A conversa tornou-se teatral. O'Halloran pagou mais uma rodada, e Farrington fez o mesmo. Weathers prometeu apresentá-los, no teatro, a raparigas engraçadas. O'Halloran disse que iria com Leonard, mas que Farrington não poderia acompanhá-los, visto ser casado. Depois de oferecer uma rodada, Weathers despediu-se, prometendo encontrar-se mais tarde com eles, no Mulligan da Rua Poollbeg.

Quando aquele bar fechou a porta, foram para o Mulligan. Instalaram-se numa sala ao fundo e pediram bebidas.

A certa altura, começaram a ficar alegres.

Farrington acabara de oferecer uma rodada, quando apareceu Weathers. Para alívio de Farrington, só bebeu um bitter. Os fundos estavam a sumir-se, mas ainda havia o suficiente para aguentar aquilo. Nessa altura, entraram duas raparigas, ostentando enormes chapéus, acompanhadas por um rapaz de fato às riscas. Sentaram-se na mesa que ficava junto à deles. Weathers cumprimentou-os, e disse ao grupo que pertenciam ao elenco do Tivoli. Os olhos de Farrington dirigiam-se a todo o momento para uma das raparigas.





Os capítulos deste livro